Folha de S. Paulo


Diretor de fotografia de 'Apocalypse Now' ganha exposição na Oca

Divulgação
Montagem com duas cenas do filme
Montagem com duas cenas do filme "Apocalypse Now", dirigido por Francis Ford Coppola

Muitas vezes as memórias de infância estão relacionadas a objetos lúdicos e histórias contadas por nossos pais. Giovanni, filho do renomado diretor de fotografia Vittorio Storaro, tem recordações um pouco fora da curva.

Aos seis anos ele acompanhou as filmagens de "Apocalypse Now" (1979), filme de guerra perturbador que se tornou cult do cinema.

Em entrevista à Folha, ele conta que também acompanhou a filmagem do curta "Captain EO" (1986), com Michael Jackson, e que crescer neste ambiente lhe proporcionou oportunidades únicas, que contribuíram para "abrir sua cabeça ao mundo".

"Não tinha obrigação com a escola e ia para passar um tempo com o meu pai", relembra o caçula de Storaro e curador da mostra "Escrever com a Luz", exposição em cartaz até novembro na Oca.

A mostra conta com 70 fotos que mesclam imagens de filmes, ao lado de 38 reproduções de pinturas de diferentes artistas em diversos momentos da arte.

Com esta justaposição, Storaro, o filho, quis mostrar ao público as referências utilizadas por seu pai em décadas de trabalho no cinema.

Como o pintor Francis Bacon (1902-1992) com a obra "Tríptico - Três Estudos de Lucian Freud", que inspirou o trabalho realizado em "Último Tango em Paris" (1972), marcado por tons alaranjados.

A mostra, que já passou pela Itália (seu país natal), Chile, Espanha, Grécia e Argentina, complementa pesquisas de Storaro com conceitos principais que originaram três livros –"A Cor", "A Luz" e "Os Elementos", nenhum publicado no Brasil.

Para seu filho, o filme que representa "perfeitamente" esses conceitos é "O Último Imperador" (1987), que lhe rendeu seu terceiro Oscar –antes, ganhou por "Apocalypse Now" (1979) e "Reds" (1981).

Em "O Último Imperador", dirigido por Bernardo Bertolucci, a vida do imperador chinês Pu Yi é representada por diferentes cores, que mudam de acordo com o crescimento do personagem.

"Meu pai gosta que imagens transmitam diferentes emoções", explica Giovanni.

EM FAMÍLIA

A exposição foi montada com outra integrante da família, Francesca, irmã de Giovanni, que trabalha como designer de luz e contribuiu para a cenografia da mostra.

"Minha irmã conhece os aspectos do meu pai", diz Giovanni. Na exposição, são usadas luzes baixas. "Assim elas não influenciarão nas fotos que estão exibidas."

Vittorio deve vir ao Brasil no fim de outubro para conhecer a exposição.

*

ESCREVENDO COM A LUZ
ONDE: Pavilhão da Oca - av. Pedro Álvares Cabral, 50; tel. (11)5082-1777
QUANDO: até 4/11; ter. a dom. das 9h às 17h
QUANTO: entrada gratuita


Endereço da página: