Folha de S. Paulo


Osesp terá maratona de Mozart e das nove sinfonias de Beethoven em 2018

Natália Kikuchi/Divulgação
Osesp em concerto com Jazz Sinfônica na Sala São Paulo
Osesp em concerto com Jazz Sinfônica na Sala São Paulo

"Cuidar da música como uma prática diária de persistência em tempos de crise." A frase, extraída do texto em que o diretor artístico Arthur Nestrovski apresenta a temporada 2018 da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), é bastante precisa.

Segundo a Controladoria da Fundação Osesp, o orçamento de 2017 foi 5,6% menor ante o ano anterior –de R$ 91 milhões para R$ 86 milhões. Para 2018, o valor deve ser mantido.

O mais importante, no entanto, está preservado na programação anunciada com antecedência. Cada obra de cada concerto, com cada regente e cada solista, em 32 semanas de março a dezembro.

Uma solução econômico-artística foi convidar regentes estrangeiros que têm estabelecido boa parceria musical com o grupo a fazerem dois repertórios diferentes em semanas consecutivas. São eles Louis Langrée, Robert Treviño, Giancarlo Guerrero e Markus Stenz, além da artista associada Nathalie Stutzmann.

A programação aposta corretamente no estímulo ao amadurecimento de Valentina Peleggi (titular do coro e regente em residência da orquestra), e destina à regente titular Marin Alsop dez semanas de trabalho, que inicia com a "Sinfonia n.7", de Mahler.

Ter Emmanuel Pahud (o mais importante flautista da atualidade) como artista em residência seria destaque em qualquer orquestra de ponta. Ele tocará duas vezes com a Osesp e em dois recitais solo (barroco e obras do século 20).

Pahud também apresentará a estreia latino-americana do concerto de Philippe Manoury –um dos mais ativos nomes da vanguarda desde a década de 1980–, que virá a São Paulo em setembro como compositor visitante.

Serão grátis a "Maratona Mozart", em outubro, e o festival "Viva Villa!", em fevereiro, com seis concertos celebrando o término da gravação das sinfonias de Villa-Lobos. Cabe destacar igualmente uma integral (ao longo do ano) das nove sinfonias de Beethoven com nove regentes.

Encomendas de novas obras a Aylton Escobar e Ronaldo Miranda são bem-vindas, e cabe também aguardar com interesse a composição do talentoso jovem cearense Caio Facó, a ser estreada pelo Quarteto Osesp.

Para quem está habituado a frequentar a Sala São Paulo, haverá uma mudança de horário. Em 2018, pela primeira vez, os concertos das séries de assinaturas de quinta e sexta serão às 20h30 (e não às 21h). Aos sábados segue o horário das 16h30.

Se tentarmos antecipar o seu perfil, a temporada 2018 –cujo título é "Natureza dos Sons"– parece mais serena, mais sóbria do que a atual. Mas isso só será avaliado a partir de 20/2, quando os primeiros compassos do "Uirapuru" de Villa-Lobos derem início ao ano novo musical.

*

OSESP
RENOVAÇÃO DE ASSINATURA de 23/10 a 10/11
TROCA DE ASSINATURAS de 14 a 24/11
NOVAS ASSINATURAS fixas e flexíveis de 27/11 a 12/01/18 (valores dos pacotes e formas de pagamento serão divulgados nesta quinta-feira no site oficial da orquestra www.osesp.art.br )


Endereço da página: