Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Overdose de pecinhas diverte, mas franquia 'Lego' revela desgaste

LEGO NINJAGO - O FILME (regular)
DIREÇÃO Charlie Bean
ELENCO Jackie Chan, Justin Theroux, Dave Franco
PRODUÇÃO Estados Unidos
QUANDO estreia nesta quinta (28)
Veja salas e horários de exibição

*

Sensação das lojas de brinquedo, as pecinhas de montar Lego deram tão certo nos cinemas que viraram franquia e já estão em seu terceiro longa-metragem.

Depois dos sucessos "Uma Aventura Lego" (2014) e "Lego Batman" (2016), a nova investida da Warner leva às telonas os heróis da linha "Lego Ninjago" –mania entre fãs dos bonequinhos em 2011 e que inspirou série animada para a TV na mesma época.

Embora a história seja sobre ninjas, as estrelas do filme dirigido por Charlie Bean, Bob Logan e Paul Fisher parecem uma versão genérica e rocambolesca da dupla Darth Vader e Luke Skywalker.

Filho de Lord Garmadon, o super-vilão que aterroriza Ninjago, Lloyd lidera um grupo secreto de seis ninjas encarregados de proteger a cidade a bordo de robôs, no estilo Transformers.

Mas o verdadeiro desafio do amargurado adolescente de 16 anos, conhecido como ninja verde, é lidar com o fato de ter sido abandonado por um pai negligente e egocêntrico.

Da novela familiar surgem os melhores momentos de um roteiro pouco inspirador e mergulhado em excessos.

As desdenhadas de Garmadon frente à carência do filho rendem algumas risadas, tal como as espirituosas aparições do Mestre Wu. O tom sarcástico ainda é uma das principais marcas da franquia.

Por outro lado, a estratégia de disparar uma piada por diálogo torna o texto repetitivo. A overdose de barulho e ação impressiona e cansa na mesma medida. A cada minuto, uma explosão colorida de pecinhas toma a tela –nada que desagrade o público infantil.

Enquanto se concentra no drama de Lloyd, a trama não explora os demais personagens; um monte de bloquinhos figurantes que não servem para muita coisa. Vale dizer também que a abertura com Jackie Chan só se justifica pelo carisma do ator.

Ainda assim, "Lego Ninjago" tem mérito. Além de manter o padrão visual e de seguir a ideia de não se levar a sério, traz inúmeras referências que devem entreter os "grandinhos". Quem não se lembra de Jaspion, Power Rangers, Godzilla, Changeman?

Mas, sem dúvida, é o filme menos divertido da série, que indica sinais de desgaste. Não conta com a originalidade de "Uma Aventura Lego" nem chega perto da sátira inteligente feita em torno do universo Batman. Serão necessárias pecinhas mais elaboradas para um próximo longa.

*

Assista ao trailer de 'Lego Ninjago - O Filme'

Assista ao trailer de 'Lego Ninjago - O Filme'


Endereço da página:

Links no texto: