Folha de S. Paulo


Entre shows, Roger Daltrey lança no Brasil seu champanhe 'do bem'

Adriano Vizoni/Folhapress
Roger Daltrey, vocalista da banda The Who, no jantar em sua homenagem em São Paulo
Roger Daltrey, vocalista da banda The Who, no jantar em sua homenagem em São Paulo

Depois de um show consagrador no estádio Allianz Parque, em São Paulo, na quinta (21), o grupo inglês The Who faz neste sábado seu segundo show no Brasil. A banda é a penúltima atração da noite e deve entrar no palco às 22h30.

Antes de iniciar esta que é a primeira turnê no país em 53 anos de carreira da banda, o vocalista Roger Daltrey, 73, conversou com a Folha em São Paulo, onde lançou champanhe que leva seu nome.

O Who é um veterano dos festivais de anos 1960, como Monterey Pop (1967) e Woodstock (1969) e, agora no Brasil, foi escalado no São Paulo Trip e no Rock in Rio. Daltrey acredita que o rock e seus eventos grandiosos ainda são capazes de mudar as pessoas?

"Humm... Será que ele realmente tinha esse poder? Talvez não. Bem, não sei, eu acredito nas mudanças do dia a dia, do que a vida traz para as pessoas", responde, falando baixo. Quem o escutasse ali não poderia imaginar os gritos poderosos que daria no show do dia seguinte.

Berros afinados, para competir com a massa de som que a banda produz. "O Who é sempre o mais barulhento, foi assim desde o começo."

Aos 73 anos, Daltrey tenta mudar a cabeça das pessoas, mas atuando fora do palco. Ele e seu melhor amigo, Pete Townshend, guitarrista e compositor do Who, fundaram a Teen Cancer America, uma instituição que arrecada fundos para ajudar o tratamento de câncer em adolescentes.

Depois de trabalharem por uma década na instituição Teenage Cancer Trust, na Inglaterra, levaram o modelo para os Estados Unidos. "Achei que seria mais fácil arrecadar dinheiro por lá, um país rico, mas não é bem assim, sabe?", diz Daltrey, com um sorriso.

ADOLESCENTES

A Teen Cancer America não ajuda em pesquisas médicas. A ação proposta pela dupla do Who é criar ambientes separados nos hospitais, exclusivos para os adolescentes.

"É diferente das crianças menores, que, muitas vezes não compreendem o que está acontecendo, e dos adultos. Porque o adolescente ainda está tentando descobrir seu lugar no mundo, sentindo as diferenças no seu corpo e, nesse momento de tantas dúvidas, aparece a doença."

Daltrey conta que a incidência de câncer nos adolescentes não é alta, mas, quando se dá, costuma vir de forma devastadora. Ele diz que tenta fazer o câncer ser "uma vírgula na vida dos jovens, não um ponto final".

Para apoiar essa proposta de humanização do tratamento, de criar ambientes agradáveis para os pacientes, um dólar de cada ingresso dos shows do Who vai para o fundo.

Daltrey espera mais apoio da indústria da música. "Durante décadas, o mercado de discos e de shows foi sustentado por fãs adolescentes. Ainda é assim. Seria uma boa hora para a indústria musical retribuir um pouco aos garotos."

Para ajudar a causa, lança no Brasil o Champagne Cuvée Roger Daltrey, desenvolvido pela Eminent Life, empresa que divulga artes com edições limitadas de produtos.

Misturando três variações de uvas usadas em Champagne –chardonnay, pinot noir e pinot meurier–, a bebida custa R$ 1.199 por garrafa e está em pré-venda pela Interfood, no site www.todovino.com.br. O dinheiro é destinado ao Teen Cancer America.

Sobre a longa espera dos fãs brasileiros para ver o Who, Daltrey se diz tão intrigado quanto eles. "Não sei a razão de nunca termos vindo antes. O Brasil é muito importante no mercado de shows no mundo. Ainda bem que tivemos tempo de consertar isso."

O show do Who em Porto Alegre, na próxima terça (26), ainda com ingressos disponíveis, deve ter repertório parecido com a apresentação em São Paulo. No Rock in Rio, algumas músicas devem ser cortadas, pelo limite de tempo imposto pelo festival.

*

REPERTÓRIO EM SP
Músicas tocadas pelo Who no Allianz Parque

"I Can't Explain", single de janeiro de 1965

"The Seeker", single de março de 1970

"Who Are You", do álbum "Who Are You" (1978)

"The Kids Are Alright", de "My Generation" (1965)

"I Can See for Miles", de "The Who Sell Out" (1967)

"My Generation", de "My Generation" (1965); com trecho de "Cry If You Want", de "It's Hard" (1982)

"Bargain" e

"Behind Blue Eyes", de "Who's Next" (1971)

"Join Together", single de junho de 1972

"You Better You Bet", de "Face Dances" (1981]

"I'm One";

"The Rock" e

"Love, Reign O'er Me", de "Quadrophenia" (1973)

"Eminence Front", de "It's Hard" (1982)

"Amazing Journey";

"Sparks";

"Pinball Wizard" e

"See Me, Feel Me", de "Tommy" (1969)

"Baba O'Riley" e

"Won't Get Fooled Again", de "Who's Next" (1971)

[bis]

"5:15", de "Quadrophenia" (1973)

"Substitute", single de março de 1966

*

THE WHO - PORTO ALEGRE
QUANDO terça (26), às 21h30; show do Def Leppard, às 19h45
ONDE Anfiteatro Beira Rio, Av. Padre Cacique, 891
QUANTO de R$ 250 a R$ 660, no site ingressorapido.com.br


Endereço da página:

Links no texto: