Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Biografia em HQ introduz pensamento de Rosa Luxemburgo

Divulgação
Imagem do livro 'Rosa Vermelha, da autora Kate Evans
Imagem do livro 'Rosa Vermelha, da autora Kate Evans

ROSA VERMELHA (bom)
AUTORA Kate Evans
TRADUTOR Marcelo Brandão Cipolla
EDITORA WMF Martins Fontes
QUANTO R$ 44,90 (228 págs.)

*

"Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem". A frase está sobre a foto de uma garota encarando um policial, com capacete do pelotão de choque, em manifestação recente de alguma parte do mundo. A citação volta e meia também aparece em muros, camisetas, cartazes. É atribuída a Rosa Luxemburgo

Filósofa, economista e ativista, Rozalia Luksenburg nasceu na Polônia em 1871. De inteligência aguçada e interesse por questões políticas já na adolescência, só conseguiu desenvolvê-las mudando-se para a Suíça, onde podia cursar universidade –proibida para as mulheres no seu país.

Entrou no furor das discussões sobre a obra de Karl Marx e acabou virando uma das teóricas mais importantes do marxismo.

A biografia produzida pela quadrinista britânica Kate Evans chega ao Brasil justamente aos cem anos da Revolução Russa –festejada por Luxemburgo, à sua época– e pouco antes do centenário da morte trágica da filósofa.

Para fechar com o período atual, a biografada também ganha reforços na categoria de precursora feminista e profeta da crise do capitalismo neste século.

O lado feminista sempre se destacou em biografias de Luxemburgo. No álbum, é retratado em cenas como a em que ela é apresentada ao espartilho ("Não consigo respirar", diz. "E nem precisa", responde sua mãe) ou quando é destratada por homens, supostamente revolucionários, nos cafés, salões de debates, salas de aula e partidos.

O pensamento sexual libertário da marxista também é retratado em detalhes. Apesar de a HQ dedicar dezenas de páginas aos homens importantes na vida de Luxemburgo, é curioso o momento, pelo meio do álbum, em que a biógrafa retrata o fim do último enlace longo da biografada e desabafa: "[agora] podemos parar de conceber sua identidade por meio do batido tema dos relacionamentos amorosos".

Um dos destaques do álbum é a encenação das complexas ideias de Luxemburgo sobre mais-valia, revolução e o vínculo entre acumulação de capital e imperialismo. Junto à vida pessoal da revolucionária, tem-se uma introdução ponderada sobre seu pensamento.

Evans também se faz mais presente quando está discutindo as teorias de Luxemburgo. Diz que as teorias que Rosa apresentou no início do século 20 explicam crises como a de 2008. Do mesmo modo, quando encontra uma contradição no pensamento da personagem, explica por que a ideia não se sustenta hoje.

Rosa Vermelha
Kate Evans
l
Comprar

Evans inclusive se desenha em uma cena, quando sua biografada chega a um impasse na discussão sobre capitalismo e consumo. "Se o capitalismo é matematicamente impossível, como estou aqui vestindo roupas feitas na China? E como você comprou este livro?"

A HQ tem fartíssimas notas ao final, tanto para explicitar as fontes de pesquisa quanto para discutir mais a fundo ideias que passam rápido no quadrinho. A edição nacional ainda conta com uma apresentação da filósofa Isabel Loureiro, também responsável por uma biografia intelectual de Rosa Luxemburgo.


Endereço da página:

Links no texto: