Folha de S. Paulo


Relembre como foram as edições do Rock In Rio, de 1985 a 2015

Sebastião Marinho/Agência O Globo
Freddie Mercury, vocalista do grupo Queen, durante apresentação da banda no Rock in Rio 1985
Freddie Mercury, vocalista do grupo Queen, durante apresentação da banda no Rock in Rio 1985

Muita coisa mudou desde o primeiro Rock in Rio, de 1985. A estrutura cresceu, os shows ganharam em pirotecnia e o evento se solidificou no calendário do país. Confira abaixo um resumo de que aconteceu de melhor, ou pior, em edições passadas.

*

1985
Local: Rio de Janeiro
Período: de 11 a 20 de janeiro
Destaques: AC/DC, Iron Maiden, James Taylor, Nina Hagen, Ozzy Osbourne, Queen, Scorpions, Whitesnake, Barão Vermelho, Blitz, Eduardo Dusek, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Ivan Lins, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Lulu Santos, Ney Matogrosso, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e Rita Lee.
Como foi: Enfrentando críticas e descrédito, a primeira edição do Rock in Rio, capitaneada pelo empresário Roberto Medina, apresenta 31 atrações, entre artistas nacionais e estrangeiros, na Cidade do Rock. Construído em Jacarepaguá, numa área de 250 mil metros quadrados –que vira um imenso lamaçal com o passar dos dias–, o local recebe 1,38 milhão de pessoas durante o festival.
Marcado por um forte clima político por causa da eleição indireta para presidente do Brasil, que alça Tancredo Neves ao posto de chefe do Executivo no Brasil e inicia novo período democrático, o megaevento coloca o país no circuito do rock e alavanca a produção da cena brasileira.
Antes de Erasmo Carlos, Baby Consuelo e os internacionais Whitesnake, Iron Maiden e Queen, cabe a Ney Matogrosso a tarefa de inaugurar os shows do Rock in Rio. Os membros da banda Queen protagonizam um dos momentos que ficam na história do festival. Emocionado, Freddie Mercury canta a balada "Love of My Life" com a multidão da Cidade do Rock. Já James Taylor, cantor que pensava em encerrar a carreira, muda de ideia ao sentir o calor da recepção do público brasileiro.

Enquanto isso, no Brasil
A Folha informa que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de janeiro foi de 13,95%, elevando o acumulado anual para 214,79%.

e no mundo...
Ronald Reagan toma posse em seu segundo mandato na Presidência dos EUA.

*

1991
Local: Rio de Janeiro
Período: entre 18 e 27 de janeiro
Destaques: A-Ha, Faith No More, George Michael, Guns N' Roses, Happy Monday, Information Society, INXS, Joe Cocker, Judas Priest, Megadeth, Prince, RUN DMC, Santana, Capital Inicial, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawaii, Gal Costa, Gilberto Gil, Lobão, Moraes & Pepeu, Sepultura, Supla, Titãs.
Como foi: Com menor público, a segunda edição do Rock in Rio leva 700 mil pessoas ao Maracanã nos nove dias do festival. Mesmo assim, o evento bate outro recorde, já que a apresentação do A-Ha reúne 198 mil pessoas, o maior público pagante num show até então.
Momentos de tensão rolam na mesma noite dos artistas do heavy metal. Lobão é escalado para tocar após o Sepultura e antes do Megadeth, numa noite que também tem as bandas Queensryche, Judas Priest e Guns N' Roses. Vaias e xingamentos fazem o cantor brasileiro abandonar o show após tocar por seis minutos. Lobão sai xingando a plateia que arremessa objetos.
Num clima mais tranquilo, o show do músico Santana conta com participações especiais de Djavan e Gilberto Gil. Prince, mesmo com atraso em seu show, faz o público dançar. George Michael, e Faith no More também são destaques do evento.
Seguindo a mistura de gêneros musicais as outras edições, o Rock in Rio escala a boyband New Kids on The Block, o grupo de rap Run DMC e os fenômenos das pistas de dança Dee-Lite e Information Society.

Enquanto isso, no Brasil
O governo começa a admitir, internamente, que o Plano Collor, apresentado como tiro certeiro contra a inflação, falhou.

...e no mundo
Dois dias antes do início do Rock in Rio, a operação Tempestade no Deserto inicia a Guerra no Golfo.

*

Ana Carolina Fernandes/Folhapress
Nick Olivieri, do Queens of the Stone Age, se apresentou nu durante show no Rock in Rio 2001
Nick Olivieri, do Queens of the Stone Age, se apresentou nu durante show no Rock in Rio 2001

2001
Local: Rio de Janeiro
Período: entre 12 e 21 de janeiro
Destaques: Britney Spears, Deftones, Five, Foo Fighters, Guns N' Roses, Iron Maiden, Oasis, Papa Roach, Queens of The Stone Age, Red Hot Chili Peppers, R.E.M., Sting, Barão Vermelho, Capital Inicial, Carlinhos Brown, Cássia Eller, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawaii, Gilberto Gil, Ira!, Ultraje a Rigor, Kid Abelha, Milton Nascimento, Moraes Moreira, Pato Fu, Pavilhão 9, Sepultura e Zé Ramalho.
Como foi: Em Jacarepaguá, a terceira edição é realizada na nova Cidade do Rock, agora com capacidade diária para 250 mil pessoas. Sob o slogan "Por um Mundo Melhor", o festival traz discussões sobre o ambiente, educação e cidadania, mas a ideia de fazer três minutos de silêncio para marcar a abertura do evento não é levada sério pelo público. Um palavrão vindo da multidão provoca gargalhadas.
Após o boicote que deixa de fora do festival o melhor da música pop nacional nos anos 90, com Rappa, Cidade Negra, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Raimundos e Skank, a MPB marca a primeira grande atração do Rock in Rio com Milton Nascimento. O público da Cidade do Rock tem uma prévia do carnaval durante o show de Daniela Mercury.
Com o guitarrista Nick Oliveri tocando nu durante parte do show, a banda Queens of the Stone Age enfrenta o público do metal, e o músico é detido pelo Juizado de Menores. Iron Maiden e Guns N' Roses, atrações de edições anteriores, são escaladas ao lado das bandas Foo Fighters, REM, Oasis e Red Hot Chili Peppers, que encerra o evento, entre as outras 160 atrações que passam pelos sete dias de festival.
A música pop é representada por Britney Spears, N Sync, enquanto palcos alternativos e a Tenda Electro mostram as variações da música brasileira e eletrônica.

Enquanto isso, no Brasil
Com câncer na meninge, o governador de São Paulo, Mario Covas, se afasta do cargo para tratamento. Geraldo Alckmin assume interinamente.

e no mundo...
Antes de deixar a Presidência dos EUA, Bill Clinton faz um acordo para livrá-lo de processos relacionados ao escândalo com Monica Lewinsky.

*

2011
Local: Rio de Janeiro
Período: 23, 24, 25, 29, 30 de setembro e 1º e 2 de outubro
Destaques: Metallica; Coldplay, Marron 5, Shakira, Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Evanescence, Guns N' Roses, System of a Down, Pitty, Detonautas; Jota Quest, Rihanna, Marcelo D2; Katy Perry, NX Zero; Motorhead; Mike Patton, Helton John; Joss Stone, Jamiroquai e Lenny Kravitz.
Como foi: Após uma década, o festival retorna com shows no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). A euforia do público com a volta do Rock in Rio faz com que os 700 mil ingressos colocados à venda se esgotem em apenas quatro dias, segundo a organização do evento.
A animação que contagiou os fãs foi vista também em Christiane Torloni. "Hoje é dia de rock, bebê", disse a atriz em entrevista no primeiro dia de apresentações. A frase virou hit na web.
O festival, que nos últimos anos já vinha carregado de estrelas pop, teve shows de Shakira e das brasileiras Ivete Sangalo e Claudia Leitte -que teve seu axé vaiado por parte mais purista do público.
Por outro lado, os fãs se mostraram simpáticos a Stevie Wonder, que puxou o coro em português e viu o público cantar uníssono "Garota de Ipanema" (Toquinho e Vinicius de Moraes) e "Você Abusou" (Antônio Carlos e Jocafi). Já Mike Patton, do Faith No More, surpreendeu com seu projeto Mondo Cane ao lado da Orquestra Sinfônica de Heliópolis.
No rock, comandados por um Axel Rose fora de forma -único integrante da formação original-, o Guns N'Roses faz um show decepcionante. O ponto alto do gênero que dá nome ao evento foi a apresentação do grupo System of a Down.
De volta ao país depois de dez anos, o Rock in Rio também fica marcado pelos problemas de organização e violência. Longas filas para tudo, problemas com transporte até a Cidade do Rock e ocorrências de roubo e furto.

Enquanto isso, no Brasil
O TSE aprova a criação do PSD (Partido Social Democrático), idealizado por Gilberto Kassab e que nasce com pelo menos 40 deputados federais.

...e no mundo
O rei saudita Abdullah anuncia que as mulheres de seu país terão direito a votar e a se candidatar nas eleições de 2015.
E, paralelo aos shows no Rio, o povo afegão via seu primeiro festival de música em 30 anos. A capital Cabul recebia uma maratona de blues, indie, música eletrônica e death metal. Músicas chegaram a ser proibidas no país sob o regime do Taleban.

*

2013
Local: Rio de Janeiro
Período: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro
Destaques: Bruce Springsten, Iron Maiden, Justin Timberlake, Beyoncé, Slayer, Metallica, John Mayer, Bon Jovi, Muse, Ivete Sangalo, David Guetta, Capital Inicial, 30 Seconds to Mars; Florence & The Machine, Jota Quest e Sepultura
Como foi: Segundo a organização, 595 mil pessoas passaram pela Cidade do Rock durante os sete dias de evento. Os ingressos se esgotaram em apenas quatro horas de venda.
O festival começa com uma homenagem ao cantor Cazuza (1958-1990), comandada por Frejat, com participação de Ney Matogrosso, Paulo Miklos, Maria Gadú, Rogério Flausino e Bebel Gilberto.
No lado das estrelas internacionais, o roqueiro veterano Bruce Springsteen faz um dos melhores shows do evento. O músico também vira assunto ao aparecer correndo sem camisa em uma praia carioca, às vésperas de completar 64 anos.
O Iron Maiden encerra o festival e aproveita a oportunidade para fazer propaganda de sua marca de cerveja, a Trooper. "A cerveja de vocês é tão ruim que tive que trazer a minha", brinca o vocalista Bruce Dickinson.
Em um ano marcado pelas manifestações de junho, Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas, puxa coro contra o então governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) -preso anos mais tarde por envolvimento na Lava Jato- e a proibição do uso de máscaras durante as manifestações de rua. "Ditadura não, revolução", grita o cantor.
Os micos da edição 2013 ficam por conta de Ivete Sangalo, com sua versão de "Love of My Life", do Queen, e do americano Phillip Phillips, com Thriller, de Michael Jackson.

Enquanto isso, no Brasil
Supremo Tribunal Federal decide, nove meses após concluir julgamento do mensalão, rever parte da pena de 12 dos 25 réus.

...e no mundo
A conservadora Angela Merkel vence as eleições parlamentares e conquista o terceiro mandato como chanceler da Alemanha.

*

2015
Local: Las Vegas e Rio de Janeiro
Período: (Rio de Janeiro) 18, 19, 20 e 24, 25, 26 e 27 de setembro
Destaques: Queen + Adam Lambert, Metallica, Rihanna, System of a Down, Slipknot, Metallica, Rod Stewart, Faith no More, John Legend, Korn, Deftones, Elton John, Mötley Crüe, Seal, Queens of the Stone Age, CPM 22, Lulu Santos, Katy Perry, A-HA
Como foi: Em seu aniversário de 30 anos, a edição carioca começa com foguetório e homenagem à cantora Cássia Eller, morta em 2001. A própria escalação do Queen, com Adam Lambert no vocal, também foi uma lembrança do sucesso do festival, que teve Freddie Mercury liderando o grupo em um dos melhores shows do evento em 1985.
Foram 150 atrações, divididas em cinco palcos, durante sete dias de shows, com 595 mil ingressos vendidos, segundo a organização.
Trinta anos após sua célebre apresentação no primeiro Rock in Rio, o cantor britânico de origem escocesa Rod Stewart, aos 70,deixou o palco com a sensação de dever cumprido. "Foi fenomenal. Terminei o show por volta de 1h30, e havia muita gente de pé até tarde. Quando saí do local do show, havia filas e filas de táxis por quilômetros e quilômetros, todos sorrindo. As pessoas realmente adoraram", disse o roqueiro.

Enquanto isso, no Brasil
O Senado aprova em plenário Luiz Edson Fachin para o Supremo Tribunal Federal. Ele sofria resistência por ter apoiado Dilma em 2010.

...e no mundo
Irlanda é o primeiro país do mundo a referendar matrimônio entre pessoas do mesmo sexo pelo voto popular.
E, em 2015, o rock também teve seu momento trágico, quando a banda Eagles of Death Metal se apresentava na casa francesa de shows Bataclan, em Paris. Uma ação terrorista coordenada matou 130 pessoas, 90 delas no local do show, incluindo um membro da equipe do conjunto musical.


Endereço da página:

Links no texto: