Folha de S. Paulo


Banksy faz homenagem a Basquiat com novos grafites em Londres

REUTERS/Peter Nicholls
Novo mural do artista Banksy, perto do Barbican Centre, em Londres
Novo mural do artista Banksy, perto do Barbican Centre, em Londres

Dois murais do artista de rua britânico Banksy apareceram no Barbican Centre, em Londres, marcando uma exibição de obras de Jean-Michel Basquiat, artista norte-americano que alcançou fama no cenário de grafite de Nova York.

Um dos murais faz referência a obra de Basquiat de 1982 "Boy and Dog in a Johnnypump", mostrando um menino sendo revistado por policiais.

"Retrato de Basquiat recebendo as boas vindas da Polícia Metropolitana - uma colaboração (extraoficial) para a nova exibição de Basquiat", disse Banksy sobre a obra, em sua conta oficial no Instagram.

O segundo mural mostra pessoas fazendo fila para andar em uma roda gigante cujos carros têm a forma de coroas, em uma referência à obra de Basquiat "Crown", de 1983.

"Grande exibição de Basquiat abre no Barbican - um lugar que normalmente faz questão de limpar qualquer grafite de suas paredes", disse o artista.

Banksy

"Basquiat: Boom for Real" é a primeira exposição britânica de larga escala do trabalho do artista, que teve uma ascensão meteórica em Nova York nos anos 1980 e morreu aos 27 anos por uma overdose de drogas. Uma pintura de uma caveira feita por Basquiat em 1982 foi vendida por U$S 110,5 milhões (cerca de R$ 345,5 milhões) em maio.

Banksy, que mantém sua identidade em segredo, se destacou na arte de rua na cidade inglesa de Bristol nos anos 1990. Suas obras, muitas vezes estampadas nas paredes externas de edifícios, combinam humor com críticas sociais.


Endereço da página: