Folha de S. Paulo


Crítica

'Princesas' comem poeira com deslumbre de veteranas

Há dois tipos de atrizes no tapete vermelho: as comuns, que agradam aos estilistas trajando "looks" de desfile para facilitar as críticas de tendências no dia seguinte, e as raríssimas, cujas roupas causam algum estranhamento e são extensão da experiência acumulada dessas artistas em cima do veludo. O Emmy 2017 ilustra essa fórmula tipicamente hollywoodiana.

Relativa novata dos flashes, Elizabeth Moss, 35, da série "Handsmaid's Tale", seguiu à risca os relatórios de tendências e foi de "rosa millennial", o rosa quartzo da temporada passada, cortado pelo estilista Prabal Gurung. Thandie Newton ("Westworld"), 44, e Padma Lakshmi, 47, foram na mesma direção rosácea pasteurizada.

Poderiam seguir Jane Fonda, 79, estrela de "Grace & Frankie", cujo longo Brandon Maxwell era de um rosa-choque só adotado por aquele tipo de mulher que não precisa provar o quão sexy e "fashion" pode ser. O rabo de cavalo, assunto e "trend topic" do Twitter, só azeitou o acerto de Fonda e a lufada de poeira comida por novinhas ofuscadas pelo deslumbre imagético das veteranas.

Jessica Lange ("Feud"), 68, entende que o preto só não é básico se receber algum brilho. Os dourados do Gucci desenhado por Alessandro Michele tiraram o marasmo do princesismo estampado nas fotos dessa premiação.

Haja tule, mangas bufantes e tintura pastel para satisfazer o delírio encantado desse tapete vermelho.

É até compreensível que uma garota como Millie Bobby Brown ("Stranger Things"), 13, opte por um Calvin Klein de conto de fadas, mas as nervuras azul-bebê de Madeline Brewer ("The Handmaid's Tale"), 25, e o Marchesa rosado -ele, de novo- de Vanessa Kirby ("The Crown"), 29, parecem apenas contos da carochinha para revistas de moda.

Esse foi, sem dúvida, um tapete de veteranas. Michelle Pfeiffer ("The Wizard of Lies"), 59, mostrou com quanta pele aparente se faz um vestido para os flashes. O Oscar de La Renta dela era tão ousado quanto o de Felicity Huffman ("American Crime"), 54, outra joia aberta no colo todo trabalhado em rendas e cauda.

Os homens também se acovardaram. Poderiam aprender estilo com outra geração, nesse caso, a dos jovens de "Stranger Things". Lapelas bordadas e até tinta roxa levaram alguma graça, não só para as apostas dos garotos, mas também para mais um tapete vermelho esquecível.


Endereço da página:

Links no texto: