Folha de S. Paulo


Em show alto-astral de Alicia Keys, líder indígena pede 'demarcação já'

Zanone Fraissat/Folhapress
Alicia Keys durante show no Rock in Rio
Alicia Keys durante show no Rock in Rio

Alicia Keys, estrela da noite deste domingo (17) no Rock in Rio, comandava uma festa alto-astral no palco Mundo quando convidou artistas brasileiros para a acompanharem em sua próxima canção.

Além do arranjador Pretinho da Serra, a cantora deu espaço para que a líder indígena Sônia Guajajara fizesse um apelo em prol de apoio popular para barrar decreto que extingue reserva na região amazônica.

"Não existe plano B, essa é a mãe de todas as lutas, é a luta pela mãe Terra", disse Guajajara. "Demarcação, já!", pediu, gerando eco de "fora, Temer" na multidão que a assistia.

A cantora, então, prosseguiu com "Kill Your Mama", que fala sobre a depredação da natureza e figura em no mais recente álbum de Alicia, "Here".

Antes do protesto, Alicia entrou no palco Mundo vestida com um macacão preto brilhante, brinco losangular do tamanho de um palmo e cabelo trançado rosa e laranja.

Seu melhor acessório, porém, era um sorriso que não saiu de seu rosto. Nem mesmo quando cantou faixas como "Pawn it All", sobre recomeçar a vida, e "Superwoman", sobre as dificuldades de ser uma mulher.

Carismática, interagiu com o público a todo tempo, inclusive em português, com uma saudação "e aí, Rio", até mesmo pedindo para que o público cantasse, "quero ouvir vocês".

Alicia resgatou canções de diferentes períodos da carreira, dançando ou ao piano, como "Fallin'", de 2001, e "28 Thousand Days", de 2015. Em um dos momentos dignos de menção, a backing vocal Whitney se esgoelou ao cantar "How Come You Don't Call Me" e foi ovacionada.

Nada que a própria Alicia não tenha feito do começo ao fim: seu domínio de voz é tanto que parece fácil cantar como ela.

A sequência final com "Girl On Fire", que foi tema de novela no Brasil, "No One" e "Empire State of Mind", parceria com Jay-Z, foi apoteótico. "[O Rio] é mágico, não é assim em nenhum outro lugar", elogiou Alicia.


Endereço da página:

Links no texto: