Folha de S. Paulo


História de família de Rubem Fonseca inspira novela

Para dar trégua no noticiário abarrotado de denúncias de corrupção e casos de violência, a Globo faz uma aposta na água com açúcar.

"Tempo de Amar", nova novela da faixa das 18h que estreia no dia 26 de setembro, vai falar de um romance no estilo "Romeu e Julieta".

O casal protagonista, ela rica, ele pobre, precisa enfrentar as respectivas famílias e a distância –ela em Portugal, ele no Brasil– para ficar junto. A dupla se apaixona no país europeu em 1927. Grávida, a mocinha é levada a um convento enquanto o bebê é dado para adoção.

"Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a Broadway era um grande sucesso. Não que ela hoje não seja, mas as pessoas buscavam um respiro, elas precisavam disso", diz Tony Ramos, que vive José Augusto, o pai da mocinha. "Discutir o amor é um bálsamo e o público clama por isso, por fantasia."

Quem escreve o novo folhetim é Alcides Nogueira, mas a ideia original não é dele. "Tempo de Amar" parte de uma história familiar contada por Rubem Fonseca, que teria acontecido com seus avós. Não por acaso, Nogueira escreve em parceria de Bia Corrêa do Lago, filha de Fonseca.

À Folha, Lago afirmou que o pai, não muito adepto de acompanhar telenovelas, assistirá à "Tempo de Amar".

PRIMEIRA FASE

Mas só mesmo o começo da trama, até a vinda da mocinha para o Brasil, é fidedigno à história de Fonseca. "Na verdade, é o que a gente chama de história principal. Parte de uma memória dele que eu fui ficcionando", diz Nogueira, que mudou também o período. "O argumento se passava numa época bem anterior, em 1800, e a gente puxou para 1900."

Para viver Maria Vitória e Inácio, o casal cuja história é o fio condutor da novela, Jayme Monjardim, diretor artístico, aposta em Vitória Strada e Bruno Cabrerizo, dupla estreante em folhetins.

"A responsabilidade é muito grande, mas estou muito bem cercada por atores incríveis e sendo muito bem preparada", diz Strada, que saiu de Porto Alegre e se mudou para o Rio para gravar a novela.

Já Cabrezio tem um pouco mais de experiência com as câmeras. Ex-jogador de futebol e ex-modelo na Europa, ele gravou "O Avental Rosa", filme de Monjardim ainda sem previsão de estreia.

"Tempo de Amar" teve suas primeiras cenas gravadas em Bento Gonçalves e Garibaldi, no Rio Grande do Sul. "A escolha do local foi pela geografia, que lembra muito o norte de Portugal, onde se passa o começo da novela", afirma Nogueira.

Complementando a trama, o público poderá assistir Letícia Sabatella e Andreia Horta como as vilãs Delfina e Lucinda, respectivamente, que farão de tudo para atrapalhar a vida dos protagonistas.

A repórter viajou a convite da TV Globo

NA TV
'Tempo de Amar'
Quando de seg. a sáb., a partir 26 de setembro, às 18h
Onde Globo


Endereço da página:

Links no texto: