Folha de S. Paulo


Vida de Silvio Santos em história em quadrinhos de 1969 é relançada

Reprodução
Silvio Santos em quadrinhos
Silvio Santos nos quadrinhos 'Vida, Luta e Glória', agora relançados

Hoje, quase todo mundo sabe que Silvio Santos é casado, que é pai de inúmeras filhas, que se chama Senor Abravanel etc. Mas houve um tempo em que, como os galãs de novelas ou cantores românticos, o apresentador escondia isso de seu público.

Essa é uma das atrações de "Vida, Luta e Glória", uma biografia autorizada em formato de história em quadrinhos, escrita por Rubens Franscisco Lucchetti e desenhada por Sérgio M. Lima.

Lançado em 1969 pela hoje extinta editora Prelúdio, o gibi volta agora às livrarias após um trabalho de restauração, já que o material original foi perdido. Neste domingo (17), Silvio Santos deve receber um exemplar da nova edição em seu programa.

Em "Vida, Luta e Glória", acompanhamos os primeiros anos da vida do apresentador, desde seu nascimento ("Silvio teve a sorte de nascer no mês de Jesus") até um incêndio que consumiu os estúdios onde apresentava "Os Galãs Cantam e Dançam aos Domingos".

"Não podíamos falar que ele era casado, talvez ele pensasse que isso podia atrapalhar a carreira", conta o roteirista Lucchetti, 87, que colheu os depoimentos de Silvio em quatro ou cinco visitas à rádio Nacional em 1969.

"Foram encontros de apenas dez minutos. Ele ia falando e eu, anotando. Com o relógio na mesa."

A biografia inaugura o selo Memórias dos Quadrinhos Brasileiros da editora Avec. Segundo o editor Artur Vecchi, o desenhista e roteirista de terror Eugênio Colonnese deve ser o próximo a ganhar uma edição.

A coordenação, mais uma vez, ficará a cargo de Rafael Spaca, que atraiu para o projeto professores e estudantes de comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco. No caso da HQ de Silvio Santos, a instituição se encarregou da restauração.

A história da biografia lá em 1969 é curiosa.

MULHERES, MULHERES

A Prelúdio, dos irmãos Arlindo e Armando, andava mal das pernas desde que José Mojica Marins abandonara a editora para publicar os quadrinhos "O Estranho Mundo de Zé do Caixão" em uma concorrente.

Lucchetti foi chamado pelos irmãos e bolou uma série de revistas para tentar salvar a Prelúdio: "Mulheres só para Homens", "Mulheres para Fim de Semana", "Mulheres em Preto e Branco", "Show de Mulheres" e "Show Girl".

Para não ficar só nelas, pensou em adaptar um programa de rádio de Silvio Santos para os quadrinhos. Era "Histórias que o Povo Conta", em que ouvintes mandavam –para Silvio Santos ler no ar– casos escabrosos envolvendo fantasmas, ETs e toda sorte de aparições sobrenaturais.

Isso porque Lucchetti sabia –um dos irmãos era amigo de Silvio Santos– que ele já havia usado a gráfica da editora para imprimir carnês da felicidade e ingressos de sua caravana circense. Lucchetti e Armando Lopes foram recebidos na casa do apresentador, ao lado do Ibirapuera.

Além do programa de rádio quadrinizado, o ousado Lucchetti propôs de supetão a biografia do apresentador. "Tudo bem", disse Silvio. E assim foi, tudo no fio do bigode, sem assinatura de contrato, sem exigir nenhum tipo de royalties ou porcentagem.

SILVIO SANTOS - VIDA, LUTA E GLÓRIA
AUTORES R. F. Lucchetti e Sérgio M. Lima
EDITORA Avec
QUANTO R$ 29,90 (52 págs.)


Endereço da página:

Links no texto: