Folha de S. Paulo


Segunda temporada da série brasileira '1 contra Todos' adentra a política

Divulgação
Mostra 'Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira', no Santander Cultural, em Porto Alegre
Julio Andrade, de verde, ao centro, em campanha eleitoral na segunda temporada de '1 contra Todos'

Quando Breno Silveira, diretor que se consagrou com "Dois Filhos de Francisco" e "Gonzaga - De Pai para Filho", decidiu migrar para a TV, não sabia como "1 contra Todos" seria recebida. Mas o sucesso veio e a série foi renovada para mais duas temporadas.

O segundo ano de "1 contra Todos" chega aos canais Fox e Fox Premium nesta segunda-feira (11), às 22h30.

Se no primeiro ano Cadu (Julio Andrade), protagonista preso injustamente por tráfico de drogas, consegue manter seus ideais, ele não será capaz de fazer o mesmo agora ao adentrar a política.

"Vemos nosso herói, cheio de boas intenções, caindo numa cadeia muito maior, que é Brasília. Será corroído aos poucos pela engrenagem", afirma Breno Silveira. "Se, de alguma forma, conseguiu dominar a cadeia, Brasília vai dominá-lo", complementa.

A inspiração para a série veio da indignação do diretor com o momento do país. "É a maior crise moral da história, é preciso falar disso."

E não falta inspiração. "As cenas parecem surreais, mas tudo foi embasado na realidade. Mapeamos notícias de diversas épocas. O helicóptero de um político com cocaína é um prato cheio para a ficção."

Silveira não espera que os políticos da série tenham a mesma torcida que os presos receberam do público.

Para o diretor, a fidelidade com a cultura brasileira contribuiu para o sucesso do seriado, que foi a produção nacional mais vista da TV paga. Além disso, ele afirma que "o público quer assistir coisas mais ricas do que novelas".

"Mostramos como as cadeias realmente são em nosso país. Crio personagens de modo que as pessoas se projetem neles, pois são pessoas normais e não estereótipos."

A mudança para Brasília deve acelerar a série. "Cadu tem que sobreviver à tentativas de corrupção, assassinato e de ser transformado em um traficante. Tenta escapar do crime, mas não consegue."

*

1 CONTRA TODOS
Estreia da segunda temporada
QUANDO nesta segunda (11), às 22h30, na Fox e na Fox Premium


Endereço da página: