Folha de S. Paulo


Guitarristas se unem a orquestra e tocam Beatles, Nirvana e Legião

Felipe Panfili/Divulgação
Os guitarristas Edgard Scandurra e Tim Bernardes em show na praia de Ipanema, no Rio
Os guitarristas Edgard Scandurra e Tim Bernardes em show na praia de Ipanema, no Rio

A reunião do rock com orquestra sinfônica, mistura já feita com sucesso por grandes nomes como The Who e Deep Purple, chega em versão nacional ao público paulistano neste domingo (10), às 18h, no parque Ibirapuera. O Sinfonia Samsung Rock coloca a Orquestra Juvenil de Heliópolis para receber quatro gerações de guitarristas brasileiros.

Vão subir ao palco Luís Sérgio Carlini, 62, célebre por seu trabalho com o grupo Tutti Frutti. Edgard Scandurra, 55, do Ira!, Lucio Maia, 46, da Nação Zumbi, e Tim Bernardes, 26, do grupo O Terno.

No domingo passado (3), a apresentação no Rio reuniu 15 mil pessoas na praia de Ipanema. "Ficamos preocupados. Meia hora antes de começar parecia não ter tanta gente, o que daria uma frustração grande para um projeto tão lindo", conta Scandurra à Folha. "Mas na hora apareceu público de tudo quanto é lado."

A orquestra, regida por Edilson Venturelli, tem 60 integrantes entre 14 e 25 anos e vai apresentar hits de grandes nomes do rock brasileiro e internacional. "Algumas são reunidas em suítes", explica Tim. "Os guitarristas vão entrando como convidados."

A lista dos 30 artistas que têm músicas incluídas no repertório é um "A a Z" do rock, com lendas como Beatles, David Bowie, Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Legião Urbana, Mutantes, Nirvana, Pink Floyd, Rolling Stones e Titãs.

"Faço um medley de Rita Lee com o Carlini tocando o solo de 'Ovelha Negra'. É demais", diz um animado Tim. "É o solo mais icônico do rock nacional", opina Scandurra.

"São vários medleys", prossegue Tim. "O dos Stones, que encerra o show, é feito por nós quatro." Scandurra elogia o diretor musical do espetáculo, Ruriá Duprat, a orquestra e o regente Edilson Venturelli. "É uma garotada muito talentosa. O maestro é incrível, mostrou no Rio ter uma empatia muito grande com o público."

"Tive que fazer uma boa lição de casa", relata o guitarrista do Ira!, que, entre várias participações, faz sozinho um medley punk de Clash, Sex Pistols e Ramones. "Sou autodidata, essa linguagem de orquestra é escrita, de partitura. Estou acostumado a aprender a música pela repetição."

Apesar de ter feito faculdade de música popular, Tim, que fará solo de "Bohemian Rhapsody", do Queen, ressalta a dificuldade. "Tive contato com partitura, algumas coisas de orquestração, mas num nível menos aprofundado."

*

SINFONIA SAMSUNG ROCK
QUANDO domingo (10), às 18h
ONDE área externa do Auditório Ibirapuera
QUANTO grátis


Endereço da página: