Folha de S. Paulo


Rock in Rio amplia atrações e abre espaço para games e influenciadores

Ricardo Borges/Folhapress
Funcionário no cenário do setor do Rock in Rio inspirado no game
Funcionário no cenário do setor do Rock in Rio inspirado no game "Mario Bros"

No princípio, era a música: as primeiras edições do Rock in Rio (1985, 1991, 2001) tinham só shows para entreter dezenas de milhares de pessoas. Depois, vieram os brinquedos (roda-gigante, montanha-russa), parte com mais demanda que muitos artistas.

Agora, em sua sétima edição nacional, que começa na sexta (15), o festival abriu ainda mais o leque: estrelas dos games e das redes sociais terão seus palcos –as arenas do Game XP e o Digital Stage.

Para cada Lady Gaga e Justin Timberlake, que se apresentam no palco principal, haverá um Whindersson Nunes, um Christian Figueiredo, uma Nyvi Estephan. Se você não conhece essa turma, isso diz algo sobre sua idade.

"Tenho uma filha de 11 anos e não vejo explicação para ela seguir youtubers. Não sei o nome deles, cheguei até a dizer para ela 'esses caras são ruins'. Ela me disse que eu estava louco, me deu uma aula do negócio", diz Roberto Medina, 69, criador do Rock in Rio.

"Influenciadores digitais têm alcance estrondoso, conversam com o público de uma maneira que um global, não conversa", diz Mari Nolasco, 19, atração do Digital Stage no primeiro dia do evento (15).

Convidada pelo canal pago Multishow –que transmitirá on-line as atrações do palco digital–, ela cantará músicas de duas estrelas que tocam naquele dia: Lady Gaga e Ivete.

Outras atrações, como o catarinense Christian Figueiredo, 23, vão transpor ao vivo o que fazem em seus canais: brincadeiras e desafios para o público, humor do tipo stand-up.

A diversificação de atrações se deu paralelamente ao aumento da área física do evento. Neste ano, será no Parque Olímpico da Barra, ocupando inclusive arenas que receberam esportes da Rio-2016.

Nelas (e na área exterior próxima) estará sediada a Game XP, mistura de feira de jogos eletrônicos com apresentações artísticas e simulações interativas de games como "Mario Bros" e "Angry Birds".

A grande atração do segmento está na arena 1, onde cabem 1.500 pessoas sentadas: um telão (o maior do mundo, dizem os organizadores) com 75m de comprimento e 20m de altura.

Nele, haverá exibição de batalhas de games como "Clash Royale" (com a provável participação do garoto propaganda, Marcelo Adnet), uma banda interpretando trilhas de jogos e apresentações como um show de "Star Wars: O Último Jedi".

Tanto o Digital Stage quanto o Game XP também tentam atrair o público mais cedo –o primeiro funciona das 15h às 19h; as arenas, das 15h às 21h.

Eles consolidam a filosofia de um evento que é cada vez menos sobre música e cada vez mais uma "experiência".

*

ROCK IN RIO
QUANDO de 15 a 17/9 e de 21 a 24/9
QUANTO R$ 455 (há ingressos para os dias com Lady Gaga (15), Justin Timberlake (17) e Aerosmith (21)


Endereço da página: