Folha de S. Paulo


Flip atualiza números e mostra crescimento de público nos debates

Bruno Santos/Folhapress
PARATY,RJ, BRASIL, 26-07-2017: O ator Lazaro Ramos abre o primeiro dia da 15ª FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty). (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** FSP-ILUSTRADA *** EXCLUSIVO FOLHA***
O ator Lázaro Ramos na abertura da Flip 2016

A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) chegou a um balanço final de seus números de público. O número de pessoas que passou pelas ruas de Paraty neste ano foi o mesmo da edição anterior, 25 mil pessoas —número maior do que havia sido estimado anteriormente.

Desta vez, porém, mais pessoas presentes assistiram aos debates realizados na Igreja da Matriz, onde ficou palco principal, no telão montado na praça e na praça em si. As mesas tiveram, no total, 32.780 acessos.

Em 2016, esse número havia sido de 26.700 acessos —vale ressaltar que, naquela edição, as vagas no telão eram 200, contra 700 neste ano.

Ainda de acordo com a organização do evento literário, as pousadas da cidade tiveram 90% de ocupação, número semelhante ao da edição anterior.

Contrariando expectativas em um ano de crise, a Livraria da Travessa, livraria oficial da Flip, teve um crescimento de 30% nas vendas em relação ao ano anterior. A receita saltou de R$ 823 mil, em 2016, para R$ 1 milhão, em 2017. O título mais vendido foi "Na Minha Pele" (Objetiva), de Lázaro Ramos, um dos nomes da programação.


Endereço da página: