Folha de S. Paulo


Livro reproduz e tenta explicar 53 listas elaboradas por Renato Russo

Otavio Dias de Oliveira/Folhapress
O cantor e compositor Renato Russo durante show do Legião Urbana no Ginásio do Ibirapuera
O cantor e compositor Renato Russo durante show do Legião Urbana no Ginásio do Ibirapuera

Uma pequena e relevante parte do legado de Renato Russo pode ser levada para casa. Na semana da abertura da exposição do MIS, a Companhia das Letras lança "O Livro das Listas - Referências Musicais, Culturais e Sentimentais de Renato Russo".

Além de sua produção musical de grande destaque no cenário brasileiro, Renato foi desde garoto um consumidor ávido de cultura pop.

A fartura de livros, discos e filmes encontrada em seu apartamento é a representação física dessa predileção, mas as inúmeras listas que ele transcrevia em seus cadernos dão realmente a dimensão dessa compulsão.

Reunidas entre as anotações de cerca de 70 cadernos, as listas vão de um caráter mais prático, como tarefas a fazer ou filmes para ver em uma determinada semana, àquelas que são só diversão.

O Livro das Listas
Renato Russo
l
Comprar

"CDs para comprar", "Novas ideias para canções" e "Agenda de trabalho" são exemplos do primeiro tipo. Já "Adoro minha caligrafia" e "Dez pessoas famosas que você convidaria para jantar" estão entre as brincalhonas.

Há itens de carga emocional como "Por que me sinto tão triste hoje?" e "Coisas para fazer quando este pesadelo acabar". Mas mesmo em banalidades como álbuns punks favoritos sobram pistas para montar um pouco da personalidade do artista.

O livro é organizado pela poeta Sofia Mariutti e o poeta e professor Tarso de Melo, que procuram explicar as 53 listas em notas sobre artistas, músicas, discos, livros, filmes e referências pessoais.

*

O LIVRO DAS LISTAS
AUTOR Renato Russo (Sofia Mariutti e Tarso de Melo, org.)
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 59,90 (220 págs.)
LANÇAMENTO nas livrarias em 4/9


Endereço da página:

Links no texto: