Folha de S. Paulo


Diretor da Osesp lança livro e associa árvores a compositores clássicos

Avener Prado - 11.jan.2016/Folhapress
O diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, que lança o livro fotográfico 'Música'
O diretor artístico da Osesp, Arthur Nestrovski, que lança o livro fotográfico 'Música'

Autor de livros de crítica musical e de uma premiada produção literária para crianças, Arthur Nestrovski –atualmente diretor artístico da Osesp– lança neste sábado (26) "Música", um livro de fotografias. "O título resume a ideia do livro à sua essência, mas reconheço que ganha alguma estranheza –o que é intencional", afirma o autor em entrevista à Folha.

São 150 fotos, quase todas de árvores, tiradas com iPhone entre 2015 e 2017. Cada imagem é associada a um compositor específico de música clássica. "É um livro muito pessoal, um retrato de quem eu sou; dito de outro modo, um retrato de quem eu fui, uma 'história de avô' que deixo para os netos e bisnetos."

Ao final há uma extensa indicação de gravações, e uma playlist no Spotify pode ser acessada pelo site circusproducoes.com.br/nestrovski.

Folha – Qual é a sua relação com a fotografia?

Arthur Nestrovski - Comecei a me interessar adolescente. Aprendi a revelar filmes, tive noções básicas do "métier". Os celulares me devolveram o prazer cotidiano de tirar fotos.

Arthur Nestrovski/Divulgação
Parque Buenos Aires, em São Paulo, na imagem de capa do livro 'Música'
Parque Buenos Aires, em São Paulo, na imagem de capa do livro 'Música'

Como funcionam as relações entre sons e árvores?

Em certos casos, parecia impossível sugerir mais do que uma peça específica, tendo em vista a dimensão da obra completa de compositores como Mozart ou Bach. Já para outros, dava para pensar mais na obra toda, daí escolher duas ou três peças diferentes. Mas não há regra fixa. Cada caso é um caso.

De que modo o som latente às imagens é vinculado aos intérpretes?

Imagino que essa lista de quase 400 discos possa servir como um guia para muita gente que quer começar a ouvir determinado autor; pensando nisso, indiquei sempre interpretações de referência. Também é verdade que o livro tem, para mim (mas só para mim), um forte caráter autobiográfico, justamente por causa dessas escolhas.

O interesse por árvores precede o livro ou se desenvolveu a partir dele?

Nasci e cresci numa casa rodeada de árvores. Meu pai comprou um pequeno sítio, a uma certa altura da vida, perto de Taquara, no interior do Rio Grande do Sul, e plantou quase mil árvores por lá.

A foto da capa é referida ao compositor Gustav Holst (1874-1934).

Quando tirei a foto, na hora sabia que seria Holst, "Os Planetas". Há uma ironia nisso, ao associar essas palmeiras, tão brasileiras, não só a uma das obras mais conhecidas do repertório sinfônico moderno, mas, por meio dela, à noção secular da música como representação do cosmos. Esse tipo de conversa com a cultura brasileira está presente, aliás, em várias outras fotos.

*

MÚSICA
QUANDO Lançamento hoje, das 11h às 14h, na Livraria da Vila (al. Lorena, 1.731, tel. 11-3062-1063)
QUANTO R$ 73 (222 págs.)
AUTOR Arthur Nestrovski
EDITORA Circus


Endereço da página: