Folha de S. Paulo


Crítica

Novelão feito para emocionar, 'This Is Us' estreia nesta terça

Divulgação
Cena da série
Os atores Milo Ventimiglia e Mandy Moore em cena da série "This is Us"

Um problema grave aparece quando se começa um texto sobre o seriado dramático "This Is Us", que estreia nesta terça (22), às 22h45 no canal Fox Life. Ou você revela a grande surpresa do primeiro episódio, ou fica meio sem ter o que dizer.

Duas soluções: fazer um texto genérico sobre a vida dos quatro personagens principais, que fazem aniversário de 36 anos no episódio inicial, cada um com seus dramas particulares. Ou lembrar que a partir de de quarta-feira (23) todos os episódios da primeira temporada estarão disponíveis para streaming no aplicativo da Fox, portanto a surpresa vai durar pouco de qualquer maneira.

Mas este é um jornal de respeito, e ninguém está aqui para estragar a surpresa do telespectador. Vamos de texto sem spoilers, na medida do possível.

"This Is Us" é um novelão muito bem feito, daqueles que cairiam bem no horário das 23h na Globo, por exemplo. Talvez até mais cedo, já que não tem nada de muito comprometedor. É basicamente um seriado familiar, em que os dramas se dão entre irmãos, pais e filhos, marido e mulher.

No tal primeiro episódio, fica claro que os quatro protagonistas, três homens e uma mulher que fazem aniversário no mesmo dia, têm alguma ligação.

Um deles, Jack (Milo Ventimiglia), casado com Rebecca (Mandy Moore), passa uma tarde nervoso na maternidade, onde sua mulher, grávida de trigêmeos, entra em trabalho de parto antes da hora.

Randall (Sterling K. Brown), um homem negro bem-sucedido, casado e pai de duas filhas, não comemora exatamente a data em sua casa, grande e bem decorada, em um subúrbio em que quase só moram brancos.

Mas tem o que festejar: ele acaba de descobrir o paradeiro de seu pai biológico, que o abandonou em um posto de bombeiros, "provavelmente porque não conseguiu pensar em nada mais clichê".

Kate, uma mulher obesa, controla a vida do irmão, de quem é empresária, pelo celular enquanto desesperadamente emagrecer e se frustra com suas dietas fracassadas.

E, finalmente, Kevin, o ator bonitão, irmão de Kate, protagonista de uma série dentro da série, é famoso por interpretar um homem que trabalha como babá e se enfurece por ser reconhecido apenas como um ator de TV, e não como artista de verdade.

Os irmãos acompanham passo a passo a vida um do outro, mas fica claro que Kevin é o protagonista dessa dupla, enquanto Kate fica com o papel de coadjuvante.

A série quer e faz de tudo para emocionar. E bem feito. Se você chorar um pouco com a situação de pelo menos um dos quatro protagonistas, melhor. O que quer que seja que toque o coração do espectador, está lá.

No primeiro episódio apenas há nascimento, morte, crises profissionais, amorosas, baixa autoestima, DRs, reconciliações. Se soltar uma lagriminha solitária ou dar uma choradona que alivie as próprias dores é um de seus hobbies, não perca.

THIS IS US
QUANDO a partir desta terça (22), às 22h45, no Fox Life
AVALIAÇÃO bom


Endereço da página: