Folha de S. Paulo


Coletivo do interior de SP leva curta para competir em Veneza

O diretor e roteirista João Paulo Miranda Maria, 34, está de malas prontas. No final do mês deixa Rio Claro (180 km de São Paulo) em direção à Itália, onde apresentará seu filme no Festival de Veneza.

O curta "Meninas Formicida" é o único representante brasileiro na seletiva oficial do evento, que vai de 30 de agosto a 9 de setembro.

A obra conta a história de adolescentes pobres do interior que trabalham de forma precária em áreas de reflorestamento. O título faz referência ao serviço das garotas, que consiste em matar as formigas por meio de pesticidas, sem qualquer proteção.

"Meninas Formicida" foi totalmente filmado em Rio Claro, cidade paulista de 178 mil habitantes. E essa não é primeira vez que João Paulo e sua produtora, o coletivo Kino Olho, participam de um festival internacional.

Em 2015, a primeira produção, "Command Action", foi selecionada na Semana da Critica do Festival de Cannes. No ano seguinte, o curta "A Moça que Dançou com o Diabo" saiu premiado com a Menção Especial do Júri na competição oficial do festival francês.

"Foi algo surpreendente porque era o segundo ano consecutivo que estávamos em Cannes. Por isso chamamos a atenção de produtores internacionais e logo conseguimos parceiros para o nosso terceiro filme", diz João Paulo.

"Meninas Formicida" é uma co-produção do Brasil e da França, realizada pelo Kino Olho em parceria com a produtora francesa Les Valseurs, e com o apoio financeiro de órgãos franceses.

Apesar do sucesso em terras estrangeiras, todas as produções do coletivo seguem o formato de cinema guerrilha, com equipe técnica enxuta, equipamento emprestado e elenco formado por estudantes ou moradores da cidade.

A atriz principal de "Meninas Formicida" é uma estudante de teatro de 18 anos que nunca havia participado de um filme na vida. Amanda Araújo recebeu o convite após um teste realizado em um centro cultural de Rio Claro.

NOVOS VOOS

No segundo semestre, João Paulo começa a escrever o roteiro de seu primeiro longa-metragem, "A Casa de Antiguidades", que será produzido pela Bossa Nova Filmes, de São Paulo, e a francesa Maneki Films. As filmagens devem iniciar em 2018.

"Apesar de ser uma co-produção, fiz questão de manter boa parte de minha equipe do Kino Olho. Vamos filmar no interior de Goiás e de Santa Catarina", informa.


Endereço da página:

Links no texto: