Folha de S. Paulo


'Em Ritmo de Fuga' exalta trilha sonora tipo 'sonho nerd' sobre 4 rodas

Na segunda metade de "Em Ritmo de Fuga", o jovem motorista Baby, um especialista em fugas de assaltos que não para de ouvir música, precisa cumprir uma missão a contragosto.

O garoto vê o carro virar sucata enquanto "Easy", do The Commodores, toca em seu iPod. "Sei que pode parecer engraçado/Mas não aguento mais essa dor".

A cena tem diversas pistas do sucesso de "Em Ritmo de Fuga", um dos filmes mais elogiados do ano.

O diretor britânico Edgar Wright ("Todo Mundo Quase Morto") hesitava em colocar como protagonista de seu musical automobilístico o adorável-até-demais Ansel Elgort, de "A Culpa É das Estrelas". Mas se decidiu quando o ator de 1994 citou a mesma "Easy", de 1977, durante uma conversa.

A trilha sonora, aliás, pontua cada momento de "Em Ritmo de Fuga", desde a gênese. A ideia surgiu em 1994 com a canção "Bellbottoms", do grupo The Jon Spencer Blues Explosion.

Ouça no deezer

A premissa é simples. O jovem precisa terminar uma série de roubos para poder pagar dívidas e fugir com uma garçonete (Lily James).

Mas o plano tromba com a gangue formada por Jon Hamm, Kevin Spacey e Jamie Foxx, em papéis distantes do estereótipo hollywoodiano. A aposta deu certo.

"Em Ritmo de Fuga" se deu bem nas bilheterias, apesar de concorrentes de peso como "Planeta dos Macacos: A Guerra" e "Homem-Aranha: De Volta ao Lar".

"Ouvi essa música quando tinha 21 anos e pensei que ela ficaria incrível numa perseguição de carros", recorda o cineasta. Treze anos depois, a faixa abre o longa que ele usou para curar a mágoa da demissão do comando de "Homem-Formiga", em 2015.

"Em Ritmo de Fuga" subverte o gênero de "filmes de roubos a bancos" com as cenas de perseguição de carros mais insanas dos últimos anos. Wright bebe de "Caçada de Morte" (1978), "Cães de Aluguel" (1992) e "Fogo Contra Fogo" (1995) em sua "dieta cinematográfica" para trazer sopro novo aos cinemas –a partir desta quinta no Brasil.

O longa parece um clipe no qual a plateia vê e ouve o mundo a partir de Baby, que usa músicas para amenizar zumbidos no ouvido.

Rendeu US$ 120 milhões no mundo, ante o orçamento de US$ 34 milhões. No "Rotten Tomatoes", site que agrupa resenhas de cinema e TV, a obra de Edgar Wright tem 94% de aprovação, parte graças ao jovem protagonista e à longa trilha sonora.

"Com todo respeito aos meus filmes anteriores, 'Em Ritmo de Fuga' é o único que chamaria os amigos em casa para ver várias vezes", afirma Ansel Elgort, que dança e canta no longa.

A revista "Variety" classifica de "sonho nerd" a trilha sonora com 30 canções, de Barry White a Queen.

As batidas servem de marcação para os cortes no longa. E também para o título –o nome original, "Baby Driver", saiu de uma canção de Simon & Garfunkel.

Assista ao trailer de 'Em Ritmo de Fuga'

Assista ao trailer de 'Em Ritmo de Fuga'


Endereço da página:

Links no texto: