Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Brasileiro 'Love Film Festival' narra história de amor previsível

LOVE FILM FESTIVAL (regular)
DIREÇÃO Manuela Dias, Vinicius Coimbra, Bruno Safadi, Juancho Cardona
ELENCO Leandra Leal, Manolo Cardona, Nanda Costa
PRODUÇÃO Brasil, 2015, 16 anos
Veja salas e horários de exibição

*

A realização do brasileiro "Love Film Festival" é um compêndio de múltiplos.

Concebido por Manuela Dias, autora da boa minissérie "Justiça" (2016), da TV Globo, o filme romântico é dirigido por Vinicius Coimbra, Bruno Safadi e Juancho Cardona, além da própria Manuela.

As filmagens se estenderam por nada menos que seis anos e aconteceram em cidades de quatro países: Rio, Porto (Portugal), Cartagena (Colômbia) e Chicago (EUA).

Esse caráter múltiplo na produção poderia ser um trunfo para o filme desde que estivesse a serviço da singularidade na trama. Em geral, não é esse o caso.

Há alguns lances originais aqui e ali, mas prevalecem fórmulas desgastadas de narrativas românticas. O cinema precisa mesmo de mais colheres de açúcar?

A diretora e roteirista brasileira Luzia (Leandra Leal, cativante como sempre) e o ator e diretor colombiano Adrian (Manolo Cardona) se conhecem em um festival na cidade do Porto. O encantamento de um pelo outro se instala tendo ao fundo imagens de cartão-postal. A beleza lusitana sempre merece o olhar da câmera, mas haja reiteração...

DESIDRATAÇÃO

O romance ata e desata em festivais promovidos nos anos seguintes. Conduzir o tempo por meio das premiações do cinema tem lá seu charme, mas o recurso acaba desidratado com a sucessão de enfadonhos discursos de agradecimento.

Esses pontos frágeis ficariam menos evidentes se, em vez de abusar das cenas "graciosas", a história de amor fosse capaz de provocar surpresas expressivas. É justamente nesse aspecto que "Love Film" corre menos riscos.

Múltiplo em tantos aspectos, o filme de Manuela Dias se abstém de ser único no que mais importa. É uma história de amor que se desenvolve de modo previsível, mais uma entre tantas e, como elas, "Love Film" tende a cair no esquecimento.

Assista ao trailer de 'Love Film Festival'

Assista ao trailer de 'Love Film Festival'


Endereço da página:

Links no texto: