Folha de S. Paulo


Inspirada em histórias medievais, 'Belaventura' estreia hoje na Record

Um romance improvável entre príncipe e plebeia é o plano de fundo de "Belaventura", que estreia nesta terça-feira (25) na Record, como substituta da reprise de "Escrava Isaura".

O casal protagonista é interpretado por Rayanne Morais e Bernardo Velasco. Ela dá vida à camponesa Pietra, uma jovem de origem pobre e sofrida. Velasco será Enrico, herdeiro da Coroa de Belaventura –região fictícia criada para a trama.

"O Enrico é, acima de tudo, amor. Ele é um cara muito romântico, que acredita no amor. Ele acredita que onde há amor, há vitória. O Bernardo é um pouco assim também. Eu acredito muito no amor, sou um cara romântico", diz Velasco.

Escrita por Gustavo Reiz e com direção-geral de Ivan Zettel, a história se passa na Idade Média, por volta do século 15. "É um período de aventuras de cavalheiros, do amor cortês, das decepções religiosas, da caça às bruxas, da peste negra e de todas essas histórias que já fazem parte do nosso imaginário. A literatura foi nossa grande referência: histórias do rei Arthur, Joana D'Arc, 'Os Três Mosqueteiros'... ", diz Reiz.

É a primeira novela medieval da emissora, que já começa com cerca de em capítulos gravados –a previsão é que as gravações acabem entre final de agosto e início de setembro. O valor do custo dos episódios não foi divulgado.

"Apresentei dois projetos para a Record: um de novela contemporânea e outro de uma trama medieval. Para a minha surpresa, a medieval foi a escolhida. Acho que esse tema instiga a todos nós. Já tivemos novela medieval, colonial, bíblica, daqui a pouco temos uma futurista", brinca o autor.

"Belaventura" é trama antiga, mas, segundo Reiz, está bem alinhada com o que o público contemporâneo espera de uma produção televisiva, e tem tudo para ser uma boa sucessora de "Escrava Isaura", trama de Tiago Santiago, que teve média de audiência de 10,3 pontos na Grande São Paulo, segundo a Record.

"É uma novela muito ágil, com ritmo de série, mas com todos os elementos do bom folhetim. Traz ao público a sensação de acompanhar uma história em que ele possa se divertir, se emocionar."

Ex-integrante da oitava edição de "A Fazenda", também da emissora de Edir Macedo, Rayanne Morais diz que ter participado do reality lhe ajudou na divulgação do seu trabalho para o público. "Não senti nenhum preconceito. Foi super positivo porque as pessoas puderam me conhecer. Eu já fazia teatro desde os oito anos! Antes de 'A Fazenda' eu já estava fazendo testes na casa, para 'A Terra Prometida'", conta.

Sobre o desafio de interpretar sua primeira protagonista, Rayanne Morais afirma que vive a personagem 24 horas por dia. "Acho que tudo vem no momento certo. Estou vivendo esse trabalho com corpo, alma e coração. Fiz um monte de testes antes de ser chamada. Não existe mais Rayanne. Fiz um retiro para Belaventura".

No elenco também estão nomes como Eri Johnson, Esther Góes, Giuseppe Oristânio, Juliana Didone, Juliana Knust, Kadu Moliterno, Adriana Birolli, entre outros. A novela será exibida às 19h45, de segunda a sexta-feira.


Endereço da página:

Links no texto: