Folha de S. Paulo


Casa Folha na Flip terá sambista, atores e escritores; veja programação

A programação da Casa Folha será intensa durante a 15ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), no Rio de Janeiro.

Gratuita e com dez mesas, de quinta (27/7) a domingo (30/7), trará conversas com escritores, tradutores e personalidades, com mediação de profissionais do jornal.

Logo na quinta (27), um dos destaques é o encontro entre o jornalista Lira Neto, autor de "Uma História do Samba - As Origens", primeiro livro de uma trilogia sobre o ritmo, e Nelson Sargento, um dos grandes sambistas da Mangueira. O papo é às 17h30.

Já na sexta (28), vale conferir, às 10h, entre outros debates, o encontro com o médico Drauzio Varella, colunista do jornal. Ele conversa com a jornalista Fernanda Mena sobre "Prisioneiras", o último livro de sua trilogia sobre prisões.

No terceiro dia, sábado (29), o racismo no passado e presente é o assunto, às 10h. É quando acontece o debate entre a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, que acaba de lançar "Triste Visionário", biografia de Lima Barreto, e Lázaro Ramos, que divulga "Na Minha Pele", livro de memórias sobre o racismo. A dupla discutirá a questão racial no país.

No mesmo dia, às 17h30, o escritor Cristovão Tezza e a atriz Fernanda Torres, colunistas da Folha, se encontram para discutir escrita e leitura.

Para encerrar as atividades, no domingo (30), o público poderá acompanhar um papo entre a escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida, que lança no Brasil "Esse Cabelo", e Paulo Werneck, editor da revista literária "Quatro Cinco Um". O tema dessa vez será "literatura fora do eixo".

Todos os debates na Casa Folha serão disponibilizados on-line na TV Folha (folha.com/tvfolha) para quem quiser acompanhá-los à distância.

A Casa Folha vai estar no mesmo endereço a que aqueles que já visitaram o espaço estão acostumados. A rua do Comércio, nº 8, no coração da festa literária e da cidade.

Uma História Do Samba - (vol. 1)
Lira Neto
l
Comprar

Além disso, a casa conta com uma livraria, que venderá as coleções da Folha, livros da Publifolha e da Três Estrelas (selo editorial do grupo).

No espaço, também será servido café grátis (Melitta) e três rótulos da Cervejaria Colorado: Appia (de trigo, com mel), Cauim (uma american lager, com mandioca) e a Indica (uma india pale ale com adição de rapadura). Depois que os debates acabarem, ao fim do dia, uma banda vai tocar no local.

A Flip neste ano acontece de 26 a 30 de julho e presta homenagem a Lima Barreto (1881-1922), com curadoria da jornalista Joselia Aguiar.

Na programação oficial, estarão nomes como o americano Paul Beatty e o jamaicano Marlon James, ganhadores recentes do Man Booker Prize. Na lista, também estão Patrick Deville, Deborah Levy, William Finnegan e Sjón, entre outros autores.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA CASA FOLHA

Quinta, 27/7
10h (mesa 1)
Mariliz Pereira Jorge e Sérgio Rodrigues
Como escrever bem
mediação: Sérgio Dávila

15h (mesa 2)
Raul Juste Lores
Quando São Paulo era moderna
mediação: Fernanda Mena

17h30 (mesa 3)
Lira Neto e Nelson Sargento
Não deixe o samba morrer
mediação: André Barcinski

Sexta 28/7
10h (mesa 4)
Drauzio Varella
Prisioneiras
mediação: Fernanda Mena

15h (mesa 5)
Pierre Moreau
Grandes crimes, grandes advogados
mediação: Patrícia Campos Mello

17h30 (mesa 6)
Frederico Lourenço e Reinaldo José Lopes
Deus e Darwin
mediação: Francesca Angiolillo

Sábado 29/7
10h (mesa 7)
Lázaro Ramos e Lilia Schwarcz
Questão racial no Brasil: ontem e hoje
mediação: Maurício Meireles

15h (mesa 8)
Luiz Felipe Pondé
Filosofia do marketing existencial
mediação: Lucas Neves

17h30 (mesa 9)
Cristovão Tezza e Fernanda Torres
Arte da escrita, arte da leitura
mediação: Sérgio Dávila

Domingo 30/7
10h (mesa 10)
Djaimilia Almeida e Paulo Werneck
Literatura fora do eixo
mediação: Patrícia Campos Mello


Endereço da página:

Links no texto: