Folha de S. Paulo


Folha lança clube de leitura com encontros mensais e gratuitos

Divulgação
A escritora Margaret Atwood (ao fundo) com Elizabeth Moss em cena de
A escritora Margaret Atwood (ao fundo) com Elizabeth Moss em cena de "The Handmaid's Tale", adaptação do livro "O Conto da Aia"

Estreia em agosto o Clube de Leitura Folha. Em encontros mensais, sempre na última terça do mês, o clube pretende reunir pessoas para debaterem sobre um livro.

O clube será uma espécie de roda de conversa, sem um palestrante. Trata-se de reunir um grupo de leitores, com igual direito à palavra, para discutir um livro que leram ou que estão lendo.

A cada encontro, com entrada livre e gratuita, haverá um convidado, que pode ser um entusiasta da obra escolhida do mês, um estudioso do autor ou o próprio escritor, que participa do debate. A mediação e coordenação do clube é da jornalista da "Ilustríssima" Úrsula Passos.

Para os seis primeiros encontros, foram selecionados livros de diversos gêneros, de autores brasileiros e estrangeiros, e de diferentes épocas.

Entre os escolhidos estão desde o recente "A Filha Perdida", da italiana Elena Ferrante, até "Memorial de Aires", publicado em 1908, de Machado de Assis, e a história em quadrinhos "Persépolis", da franco-iraniana Marjane Satrapi.

Material especial será publicado ao longo de cada mês no site da Folha. Serão artigos de especialistas na obra ou no tema, entrevistas, reportagens e linhas do tempo.

Além disso, uma plataforma interativa vai permitir a participação de pessoas de fora de São Paulo, onde serão realizados os encontros presenciais, e que as discussões se prolonguem on-line.

No primeiro encontro, que acontece no dia 29 de agosto, a conversa será sobre o romance distópico "O Conto da Aia", da canadense Margaret Atwood, lançado pela Rocco.

Recentemente transformada em série, a obra foi originalmente publicada em 1985 e se passa nos atuais Estados Unidos, transformados numa ditadura extremista cristã na qual mulheres são separadas em castas e proibidas de ler.

UM MÊS, UM LIVRO
As obras que serão discutidas nos primeiros encontros do Clube de Leitura Folha

Agosto
"O Conto da Aia" (Rocco), de Margaret Atwood

Setembro
"Memorial de Aires" (diversas), de Machado de Assis

Outubro
"O Senhor do Lado Esquerdo" (Record), de Alberto Mussa

Novembro
"Os Despossuídos" (Aleph), de Ursula K. Le Guin

Janeiro
"A Filha Perdida" (Intrínseca), de Elena Ferrante

Fevereiro
"Persépolis" (Companhia das Letras), de Marjane Satrapi

CLUBE DE LEITURA FOLHA
QUANDO 29 de agosto, às 19h
ONDE Blooks Livraria (Shopping Frei Caneca, r. Frei Caneca, nº 569, 3º Piso)


Endereço da página: