Folha de S. Paulo


Pavarotti será homenageado com três álbuns nos 10 anos de morte

Kiko Coelho/Folhapress
O tenor Luciano Pavarotti durante apresentação em 1991
O tenor Luciano Pavarotti durante apresentação em 1991

Em homenagem aos 10 anos da morte do tenor Luciano Pavarotti, a Sony Classical vai reunir em três álbuns todas as canções que o italiano criou para a gravadora a partir de 6 de setembro.

"The Great Luciano Pavarotti" é o nome do CD, que inclui um álbum do compositor Giuseppe Verdi, obra da Orquestra da Scala de Milão, dirigida por Claudio Abbado. Entre as principais óperas estão "Attila", "Ernani" e "Les vêpres siciliennes".

As obras ainda contarão com um concerto de Natal de 1999 na sala Konzerthaus, em Viena, que reuniu "Os Três Tenores": Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras, acompanhados do Coro de Crianças de Gumpoldskirchen e da Orquestra Sinfônica de Viena, dirigida por Steven Mercurio.

Além disso, a homenagem incluirá uma gravação ao vivo do primeiro concerto do artista, que ocorreu na sua cidade natal, em Modena. Entre os grandes sucessos estão "Lucia di Lammermoor", "Rigoletto e canções italianas, como "O Sole Mio" e "Torna a Surriento".

Pavarotti faleceu no dia 6 de setembro de 2007, aos 71 anos, em Modena, na Itália. A morte foi em decorrência de um câncer no pâncreas. O músico havia sofrido uma cirurgia para a retirada de um tumor no órgão em julho de 2006.

Nascido em 12 de outubro de 1935, Pavarotti foi um dos tenores mais importantes do mundo, responsável por popularizar a ópera.


Endereço da página: