Folha de S. Paulo


Atores Jane Fonda e Robert Redford receberão Leão de Ouro por carreira

Divulgação
Jane Fonda e Robert Redford em cena do filme 'Our Souls at Night', que será lançado no final de 2017 pela Netflix
Robert Redford e Jane Fonda em cena de 'Our Souls at Night', filme original da Netflix

Os atores americanos Jane Fonda, 79, e Robert Redford, 80, serão homenageadas com o Leão de Ouro no 74º Festival Internacional de Cinema de Vezena em 1º de setembro. A escolha foi divulgada nessa segunda-feira (17) pelo diretor do festival, Alberto Barbera.

Fonda e Redford protagonizam o drama "Our Souls at Night' ("Nossas Almas à Noite", em tradução livre), produção original da Netflix que será exibida depois da cerimônia de entrega do prêmio. O filme é baseado no romance do americano Kent Haruf e será lançado globalmente no final de 2017.

Os atores trabalharam juntos no longa "Descalços no Parque" (1967) e também interpretavam um casal.

O Leão de Ouro é um dos prêmios mais importantes da indústria cinematográfica e homenageia a carreira de artistas que fizeram contribuições relevantes. Na edição de 2016 receberam o prêmio o ator francês Jean-Paul Belmondo e o diretor polonês Jerzy Skolimowski.

Fonda ganhou o Oscar de melhor atriz por "Klute - O Passado Condena" (1972) e por "Amargo Regresso" (1979). "Poucas lendas de Hollywood demonstraram tal determinação e coragem ao longo de sua carreira profissional como Jane Fonda", disse Barbera em comunicado divulgado.

Além de ator, Redford foi diretor e criou o festival de cinema Sundance. Ganhou o Oscar de melhor diretor por "Gente Como a Gente" (1980) e o Oscar honorário em 2002 por sua contribuição ao cinema. "Redford provou ser um contador de histórias magistral", disse Barbera.

A mostra italiana acontece de 30 de agosto a 9 de setembro.


Endereço da página:

Links no texto: