Folha de S. Paulo


Roteirista analisa 'Drácula de Bram Stoker' com ajuda de software

Reprodução
Gary Oldman em cena de 'Drácula de Bram Stoker
Gary Oldman em cena de 'Drácula de Bram Stoker'

Uivando como um lobo saído do longa "Drácula de Bram Stoker" (1992), James V. Hart, roteirista de Hollywood, convidou a plateia para assistir ao filme escrito por ele e dirigido por Francis Ford Coppola 25 anos atrás.

Mais do que ver o longa, o público do Frapa (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre) pôde esmiuçar as emoções dos personagens de "Drácula" com o auxílio de um software, na última sexta-feira (7), em Porto Alegre.

Chamado de HartChart, em uma alusão ao coração ("heart", em inglês), o programa mapeia os sentimentos e situações de ascensão e queda dos personagens do longa por meio de gráficos.

"Eu precisava de uma ferramenta que me ajudasse a identificar meus próprios problemas", explicou Hart.

O programa foi desenvolvido por ele durante crises de criatividade, ao se deparar com a "página em branco", que assombra escritores.

Drácula de Bram Stoker - Edição de Luxo (DVD)
Vários
l
Comprar

Projetado em um telão, o software mostrava linhas que subiam e desciam: os momentos de tensão da trama inseridos pelo roteirista no programa. Um bom roteiro será cheio de movimento, sinal de que há "turning point" (ponto de virada) na história.

A imagem projetada lembra um gráfico dos batimentos cardíacos de um paciente. "Se a linha fica reta, biiiiip. Acabaram os batimentos, o paciente morre", diz Hart, comparando com a falta de emoção que deixa a trama "reta".

Cada personagem recebe uma cor e uma linha no gráfico. Quando a linha vermelha de "Drácula" está no auge, no "top of the mountain" (topo da montanha), é que o conde foi bem-sucedido em sua corte à mocinha da história. Quando a linha azul do noivo da jovem desenha trajetória descendente, por outro lado, indica-se o momento da prisão do personagem em um castelo na Romênia.

O software, além disso, ajuda a responder e a visualizar aspectos importantes, como o que o personagem deseja, quais são os obstáculos e por que o resultado é satisfatório ou não.

O HartChart pode ser adquirido por qualquer pessoa no site hartchart.com.

Na noite anterior à exibição de "Drácula", os participantes do Frapa assistiram a "Hook - A Volta do Capitão Gancho" (1991), com Robin Williams no papel de Peter Pan, direção de Steven Spielberg e roteiro de Hart.

Courtney Platt/Divulgação
James V. Hart, roteirista de 'Drácula de Bram Stoker' e 'Hook - A Volta do Capitão Gancho
James V. Hart, roteirista de 'Drácula de Bram Stoker' e 'Hook - A Volta do Capitão Gancho'

CLÁSSICO

"Drácula" é considerado por muitos um clássico, bem ao estilo de Coppola. "Ele não queria um filme de efeitos especiais, mas uma grande ópera, uma experiência teatral", contou Hart à Folha.

O filme tinha tudo para dar errado: rejeição de produtores e executivos, primeira montagem desaprovada por grupos focais e intriga entre os atores do elenco -Winona Ryder, a mocinha empoderada, e Gary Oldman, o Drácula, não tinham uma relação harmoniosa.

Porém, passadas mais de duas décadas, o longa segue reverenciado, especialmente pelos fãs do conde que se alimenta de sangue.

O roteiro de Hart caiu nas mãos de Ryder. Ela havia desistido de atuar como a filha do mafioso Corleone, em "Poderoso Chefão 3", quando perguntou a Coppola se deveria aceitar o papel de Mina, a reencarnação da esposa do vampiro, pois estava em busca de papéis mais densos.

"Você deve fazer", teria dito Coppola, depois de ler o roteiro. E quem está dirigindo?", perguntou. "Ninguém", respondeu Ryder.

"Não mais", disse o diretor, determinado a levar o filme adiante. O episódio foi um dos diversos bastidores compartilhados por Hart com a plateia gaúcha.

Sobre o culto aos vampiros de séries como "True Blood" e "Vampire Diaries" e da saga "Crepúsculo", Hart sugeriu uma explicação: "Podem viver para sempre e são sensuais. Têm poderes e não precisam temer a Deus".

O projeto atual de Hart é uma adaptação de um livro do americano Kurt Vonnegut em forma de série para a televisão. No domingo (9), Hart ministraria uma aula em São Paulo e nesta segunda-feira (10) e terça-feira (11) o roteirista fará um workshop na capital paulista, no centro cultural B_arco.

ENCONTRANDO O CORAÇÃO DA SUA HISTÓRIA
QUANDO seg. e ter., das 19h às 23h
ONDE B_arco, rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426, tel. (11) 3081-6986
QUANTO R$ 780


Endereço da página:

Links no texto: