Folha de S. Paulo


'A História sem Fim' ganha cópia remasterizada

Reprodução/Youtube
A História Sem Fim
Cena do filme 'A História sem Fim'

Crianças e pré-adolescentes dos anos 1980 devem se lembrar com carinho de um menino de uns dez anos voando em cima de um cachorro-voador (ou seria um dragão-felpudo?), a criatura de "A História sem Fim" que ficou no imaginário popular.

Pois os quarentões e trintões podem testar ao lado da nova geração o sucesso do filme nesta semana, no CineSesc, que exibe uma cópia remasterizada do longa.

Clássico de videolocadoras (em VHS, pré-DVD), o filme embalou muitas tardes ao som do hit chiclete "Never Ending Story", do inglês Limahl (representante do new wave).

Maior produção do cinema alemão até então, o longa foi dirigido por Wolfgang Petersen, que depois viria a comandar com relativo êxito filmes de ação ou aventura na Hollywood dos anos 1990, como "Na Linha de Fogo" (1993), "Epidemia" (1995) ou "Força Aérea Um" (1997).

"A História sem Fim" é baseado no best-seller homônimo de Michael Ende. Reza a lenda, porém, que o autor não ficou muito satisfeito com o resultado e chegou a processar o estúdio por terem alterado sua história. Perdeu.

No filme, Bastian (Barret Oliver) é um garoto com uma infância problemática após a morte da mãe. Na escola, briga com outros colegas e tem desempenho ruim nas provas.

Certo dia, fugindo de alguns meninos, ele encontra abrigo em uma livraria, onde se depara com o livro "A História sem Fim". Bastian começa a leitura e é transportado para o mundo de Fantasia, que busca um herói para salvá-lo do Nada.

E é o tal jovem herói que recebe a ajuda do intrépido dragão-felpudo (pois é, não é um cachorro-voador) que atendia pelo nome de Falkor.

O elenco reserva uma pequena surpresa para os amantes de "House of Cards". O pai de Bastian é interpretado por Gerald McRaney, o impiedoso Raymond Tusk da série.

No mundo dominado pela velocidade dos canais sob demanda, do YouTube e dos aplicativos de celular, não deixa de ser intrigante ver como as crianças reagiriam à história fantasiosa sem Robert Downey Jr. no elenco.

"A História sem Fim" tem sessões legendadas e pagas diariamente. Porém, neste domingo (9), a aventura também integra o projeto CineClubinho, que exibe o filme dublado e gratuitamente às 11h e às 13h30.

A HISTÓRIA SEM FIM
QUANDO até quarta (12)
ONDE CineSesc, r. Augusta, 2.075, tel. (11) 3087-0500
QUANTO grátis (dublado) ou até
R$ 20 (legendado)


Endereço da página: