Folha de S. Paulo


Edu Lobo exibe seu melhor vocal em novo CD

Rodrigo Lopes/Divulgação
Os músicos Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise, que lançam juntos o disco
Os músicos Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise, que lançam juntos o disco "Dos Navegantes"

"Dos Navegantes" é o triunfo da simplicidade. Os virtuosos Edu Lobo, Romero Lubambo e Mauro Senise poderiam produzir um desfile de técnica apurada em performances exuberantes. Mas decidiram gravar um álbum econômico em instrumentação, e é por esse caminho que valorizam um repertório impecável.

Poderia ser simplesmente um disco de Edu Lobo, 73. Todas as 11 faixas são de sua autoria, algumas resgatadas de décadas passadas. E ele é caso raro de artista sem deslizes na carreira. Quando não é arrebatador, entrega uma música sempre relevante, uma carpintaria sonora particular.

Mas ele quis gravar o disco com o violonista e guitarrista Lubambo, 61, e o saxofonista e flautista Senise, 66, depois de ter participado de duas faixas em "Todo Sentimento", álbum que os dois amigos gravaram no ano passado. Morando há 30 anos fora do Brasil, o "repatriado" Lubambo já tinha colaborado no disco de tributo a Gilberto Gil feito meses antes por Senise.

"Dos Navegantes" é o nome de uma das faixas, parceria de Edu com Paulo César Pinheiro. Mas a escolha do título do álbum vem da recorrente temática do navegar que percorre o trabalho.

A palavra "mar" está em seis das dez letras –o disco é encerrado com a instrumental "Noturna", momento inspirado do Edu compositor.

Mas é seu talento de cantor que se destaca. Ele expõe o vocal educado, contido mas envolvente, em canções não exatamente fáceis. "A Morte de Zambi", uma parceria com Gianfrancesco Guarnieri, e "Gingado Dobrado", com letra de Cacaso, são exemplos.

O repertório contempla quatro músicas que ele escreveu com o parceiro mais constante e afamado, Chico Buarque. E aí o Edu cantor deita e rola na textura delicada montada por Lubambo e Senise.

"Dos Navegantes" é uma belíssima revisão do cancioneiro de um mestre, com auxílio luxuoso de amigos.

DOS NAVEGANTES
QUANTO: R$ 30 (CD)
GRAVADORA: BISCOITO FINO
ARTISTAS: EDU LOBO, ROMERO LUBAMBO E MAURO SENISE


Endereço da página: