Folha de S. Paulo


Drogas impediram que Hitler mudasse táticas de guerra, afirma escritor

Adolf Hitler vivia constantemente em um estado "delirante e irracional" e não mudou suas táticas na fase final da Segunda Guerra Mundial devido ao uso contínuo de drogas. As afirmações são do escritor e jornalista alemão Norman Ohler, autor do livro "High Hitler" (Planeta, R$ 45,50 384 págs.).

O título faz um trocadilho entre o termo "high", utilizado em inglês para designar pessoas que estão sob o efeito de drogas, e a saudação nazista "Heil, Hitler" [Salve, Hitler].

Segundo Ohler, o acúmulo de falhas e a recusa do líder nazista em seguir as sugestões de subordinados após a derrota para a União Soviética, quando o país vivia seu momento crítico na guerra, são provas de que as drogas afetaram sua condução da guerra. "Hitler já usava mais e mais narcóticos, que o deixavam eufórico e o mantinham no mundo megalomaníaco de fantasia que ele criou para si", afirmou.

De acordo com o escritor, o Führer tomava de uma a duas injeções por dia com drogas derivadas do ópio, que eram ministradas por seu médico pessoal Theodor Morell, responsável por viciá-lo.

Ohler falou durante encontro, promovido pela Folha e pela editora Planeta, no Centro Cultural São Paulo, nesta terça-feira (27). A mediação era do jornalista Ricardo Bonalume Neto.

O escritor fez um alerta: seria um erro dizer que as drogas tiveram influência na formação da personalidade e do caráter de Hitler. Ele começou a usá-las apenas em 1937, quando já era Führer havia três anos. Ohler diz que os narcóticos apenas fortaleceram suas opiniões e seu ponto de vista em um momento em que o poder alemão já dava sinais de declínio.

Com o tempo, as drogas chegaram a afetar a aparência do ditador. O autor diz que Hitler, que antes gozava de boa saúde e "parecia ser mais novo que a sua idade", apresentou sinais de envelhecimento a partir de 1941 e já aparentava ter mais do que seus 55 anos em 1945, ano de seu suicídio, segundo o diário de um de seus generais.

O líder nazista só dispensou o médico pessoal no fim da guerra, quando já não tinha mais acesso às drogas. Antes de se suicidar, ele se tornou mais agressivo e perdeu totalmente o contato com a realidade, afirma Ohler.

HIGH ARMY

Não foi apenas sobre Hitler, no entanto, que as drogas exerceram influência na Segunda Guerra. De acordo com o escritor, o uso de metanfetaminas foi responsável por algumas das principais vitórias do Terceiro Reich no início da guerra.

A capacidade que as drogas tinham de manter indivíduos acordados por longos períodos de tempo permitia que os pilotos alemães voassem por mais horas e que os soldados lutassem por dias sem dormir.

Sob o efeito de metanfetamina, a Alemanha alcançou resultados militares surpreendentes no início da guerra, quando a estratégia foi usada em batalhas ocorridas em curtos períodos de tempo. Só depois disso, segundo Ohler, os efeitos negativos começariam a aparecer.

"As drogas os forçavam a descansar mais horas, e foi preciso criar centros de reabilitação para esses soldados", afirmou. "Em campanhas longas, como a contra a União Soviética, o uso de metanfetaminas não funcionava, porque ninguém é capaz de ficar acordado por quatro anos seguidos."

Divulgação
Adolf Hitler ensaia discurso diante do espelho
Líder nazista Adolf Hitler ensaia discurso diante do espelho

O escritor afirma ainda que, com o avanço da guerra, os exércitos britânico e americano também passaram a copiar a estratégia alemã e utilizar metanfetamina. "Até hoje exércitos usam metanfetamina. Foram os alemães que iniciaram essa tendência."

High Hitler
Norman Ohler
l
Comprar

A maior parte das descobertas de Ohler se baseia nos diários deixados por Morell, no qual o médico relata detalhes de seu cotidiano junto ao ditador e sobre as drogas que aplicava em Hitler.

Durante o encontro, o autor repudiou as críticas feitas por historiadores ao conteúdo de sua obra. "Muitos historiadores gostaram do livro, mas outros devem ter sentido inveja por terem deixado passar essa questão."


Endereço da página:

Links no texto: