Folha de S. Paulo


Criolo lança 'Espiral de Ilusão' e troca beats do rap pelo som do cavaquinho

Caroline Bittencourt/Divulgação
O cantor paulistano Criolo lança seu disco mais recente neste sábado (24), no Citibank Hall
O cantor paulistano Criolo lança seu disco mais recente neste sábado (24), no Citibank Hall

"O espiral vem de fora, dá a volta e vai assim até ir para o centro de novo. Ele não acaba, ele volta. É esse movimento infinito", diz o cantor paulistano Criolo, 41, enquanto desenha no ar o movimento para explicar o título de seu quarto disco de inéditas, "Espiral de Ilusão", lançado gratuitamente nas plataformas digitais no fim de abril.

O músico faz o show de lançamento do álbum em São Paulo no próximo sábado (24), no Citibank Hall. Desta vez, diferentemente de seus outros trabalhos, o artista propôs uma incursão total no universo do samba. Apesar de já flertar com o gênero em suas composições anteriores –como "Linha de Frente", do disco "Nó na Orelha" (2011), e "Fermento pra Massa", de "Convoque seu Buda" (2014)–, é neste álbum que ele expõe sua veia sambista.

"Eu sempre escrevi composições de samba. E neste momento veio esse calor, essa energia para me debruçar mais e mais sobre o gênero."

"Cada álbum reflete um recorte de um tanto de emoções vividas. E elas chegam em um ponto em que você não tem mais como segurá-las, aí deságua nisso", afirma.

Na nova empreitada, o artista contou com a coprodução de Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, com quem já tinha trabalhado em "Nó na Orelha". Nas composições, teve parceria de Ricardo Rabelo, do Pagode da 27.

"Viemos do mesmo lugar, andamos nas mesmas ruas", comenta, dizendo um disco não tem data para iniciar e outra para acabar. "Nós nos permitimos viver. Viver nossas emoções, nossas energias e sentimentos. Quando são os sentimentos mais sinceros, não existe prazo de validade."

Para além das melodias do samba, do som da cuíca e do cavaquinho, as canções em "Espiral de Ilusão" abordam a vida na comunidade a partir de crônicas urbanas.

Em "Filha do Maneco", por exemplo, o autor revela uma paixão pela filha de um traficante. Os tons político e social, marca das composições de Criolo, também estão presentes no novo álbum –e são vistos em versos como os do single "Menino Mimado" ("Este abismo social requer atenção (...)/Meninos mimados não podem reger a nação").

Ouça no deezer

*

ESPIRAL DE ILUSÃO
QUANDO sáb. (24), às 22h30
ONDE Citibank Hall, av. das Nações Unidas, 17.955
QUANTO R$ 100 a R$ 260; 15 anos


Endereço da página:

Links no texto: