Folha de S. Paulo


Crítica

'Glow' retrata as mulheres da luta livre com humor e respeito

Erica Parise/Divulgação
Alison Brie interpreta Ruth, protagonista da nova série 'Glow'
Alison Brie interpreta Ruth, protagonista da nova série 'Glow'

GLOW (muito bom)
ONDE: estreia sex. (23), na Netflix

*

"Glow" tem ótimo pedigree. Criada por Liz Flahive (de "Nurse Jackie") e Carly Mensch (de "Orange Is the New Black") e produzida por Jenji Kohan (também de "OITNB"), a série tem alguns dos melhores papéis femininos da TV recente.

O título vem de um acrônimo ("gorgeous ladies of wrestling", ou "mulheres incríveis da luta livre") e é inspirado em uma história real: a formação de uma equipe de luta livre apenas com mulheres para um programa de TV nos anos 1980.

Mistura uma boa dose de comédia com muito drama e um tanto de nostalgia "trash" que só aquela década pode trazer, com seus cabelões armados, calças semibaggy com cintura lá em cima, decotes profundos, ombreiras e muito colante cavado.

A personagem central, Ruth (Alison Brie, de "Mad Men"), é uma atriz desempregada e frustrada com os testes que são oferecidos a ela, nos quais quase sempre falha. Como diz uma diretora de casting numa das primeiras cenas, "você é a garota que a gente traz quando os diretores pedem uma mulher real, aí eles veem você e se convencem de que não querem uma pessoa normal".

Ela e mais um time de mulheres pouco convencionais são convidadas para um teste. Só sabem que não é pornô. Quando descobrem do que se trata, sobra bem menos da metade.

As escolhidas ganham os apelidos mais ofensivos possíveis. Uma garota filipina vira "Fortune Cookie" (ou "Biscoito da Sorte"), a filha de indianos é "Beirut". Uma mulher negra e mais velha reclama de ser chamada de "Welfare Queen" (algo como "Rainha do Seguro-Desemprego").

Ruth é a última das mulheres a ganhar sua nova persona (e não vale a pena estragar a surpresa), exatamente porque é a mais normal delas. Mas é a primeira a ter uma rival de ringue de verdade, quando sua ex-melhor amiga, Debbie (Betty Gilpin), uma atriz bonitona que desistiu da carreira para criar o filho, descobre que ela transava com seu marido. Furiosa, vai até a academia onde as mulheres treinam e tem uma briga de verdade com Ruth. O diretor e o produtor amam o que veem e oferecem a Debbie um papel de destaque no programa.

O elenco feminino lembra o de "OITNB", cheio de cores e formas que se vê pouco nas séries de TV. E o mix de humor e drama tem muito de "Nurse Jackie". Mas o principal, o que faz a série ser daquelas que você vê um episódio atrás do outro (e são só dez), é o respeito que "Glow" tem pela luta livre como uma forma de entretenimento.

Cada parte revela um pouco sobre o mundo do "wrestling", e mesmo quem nunca parou para ver uma luta de verdade vai se divertir com as incríveis mulheres lutadoras.


Endereço da página:

Links no texto: