Folha de S. Paulo


Crítica

Thriller policial 'A Corte Infiltrada' tem elementos do noticiário

A CORTE INFILTRADA (regular)
QUANTO: R$ 39,90 (264 PÁGS.)
AUTOR: Andrea Nunes
EDITORA: Buzz

*

No momento em que a realidade supera de longe a ficção nos três Poderes da República, a Buzz Editora relança o livro "A Corte Infiltrada", obra cuja trama ficcional tem como cenário principal o Supremo Tribunal Federal. A autora, Andrea Nunes, é promotora de Justiça e atua no combate à corrupção no Recife.

O thriller policial gira em torno da tentativa do crime organizado de se infiltrar na mais alta Corte do país. O objetivo é influir na decisão dos ministros que julgarão o líder de uma facção criminosa que domina presídios e espalha o terror em várias cidades.

O roteiro tem ingredientes que frequentam o noticiário: escolha de um novo ministro do Supremo, jornalismo investigativo, corrupção, fraudes em licitações, aquisição de patentes de pesquisas para uso criminoso, tráfico de influência e conivência de autoridades, lavagem de dinheiro e infiltração de bandidos em órgãos públicos.

MONGE ASSASSINADO

Um ex-repórter policial investiga a misteriosa morte de um monge budista num hotel, em Brasília, assassinado horas antes de uma audiência com o presidente do STF.

O jornalista obtém a ajuda de uma jovem às vésperas de ser ordenada monja num Mosteiro Zen-Budista em Aldeia, bairro da região metropolitana do Recife. O mosteiro mantém parceria com o vizinho Instituto de Neurociências.

O enredo mistura práticas de meditação budista e mecanismos de estimulação do cérebro desenvolvidos por neurocientistas.

O plano consiste em instalar um sistema de telefonia celular no STF que –por "estimulação magnética transcraniana"– "flexibilizaria o julgamento moral pelos ministros", deixando-os mais "sensíveis" aos argumentos da defesa para absolver o perigoso réu.

A Corte Infiltrada
Andrea Nunes
l
Comprar

Além de ameaças, atentados e assassinatos, elementos de suspense em romances policiais, a apuração se desenvolve em meio a interpretações de mandalas, mudras e mantras, além de mensagens cifradas no Alfabeto Congo (utilizado por organizações criminosas, como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital).

Afastar-se do ambiente silencioso de meditação e orações matinais para envolver-se numa perigosa investigação policial –atraída pelo charmoso parceiro jornalista– é um desafio que coloca em jogo o karma da jovem budista. Ou seja, a sedução é um teste para sua vocação antes de se entregar a uma vida monástica.

O desfecho do livro surpreende o leitor.


Endereço da página:

Links no texto: