Folha de S. Paulo


Em livro sobre Guns N'Roses, autor diz que banda encerra era de ouro do rock

"Quando o Guns N' Roses finalmente acabar, também se acabará a era de ouro do rock, para sempre, sem bis."

A afirmação contundente do jornalista Mick Wall resume o teor de "Guns N' Roses - O Último dos Gigantes", biografia que é ao mesmo tempo uma espécie de documentação histórica e ode à banda –ainda que o autor negue.

"Não escrevo como um fã nem especificamente para fãs", explica-se. "Eles podem se frustrar, porque só estou interessado na verdade. E há lados negativos na história de todo mundo. Na sua, na minha, na deles", afirma.

Wall, jornalista tarimbado que trabalhou em publicações dedicadas ao gênero e também como relações públicas de bandas como Dire Straits, tem uma dessas "verdades" a comprovar: "O Guns N' Roses sempre foi uma banda atemporal, o último dos gigantes".

Nos capítulos iniciais, o autor elabora como os cinco membros da formação clássica foram parar em Los Angeles, epicentro do caldeirão roqueiro da época no qual despontavam bandas como Mötley Crüe, Ratt e Poison.

O livro detalha a criação de Axl por seu pai adotivo, um reverendo fanático que não o deixava ouvir a canções como "Mandy", de Barry Manylow, como um fator essencial para a assimilação do poder da música pelo futuro astro.

O autor também fala do círculo de amizades da família de Slash, cuja mãe teria tido um caso com David Bowie, e da problemática adolescência de Steven Adler, que, em uma ocasião, teria sido estuprado por dois homens.

Narrando percalços, Wall vai definindo a personalidade e função de cada integrante, evidenciando Axl como líder controlador, cuja inflexibilidade culminaria na dissolução da formação inicial.

Também está lá, é claro, a reconciliação entre Duff McKagan, Slash e Axl –a mesma formação que virá ao Brasil para o Rock in Rio e a São Paulo Trip, em setembro deste ano.

ACERTO DE CONTAS
Apesar de ser um biógrafo em série, já tendo escrito sobre Jim Morrison, Prince, Black Sabbath e outros –ele planeja livro sobre Jimi Hendrix–, Mick Wall fala com propriedade sobre Guns N' Roses.

Sua história com Axl adiciona um tempero a mais à leitura –um desentendimento durante uma entrevista teria desfeito os laços entre eles.

Wall ganhou menção em "Get In The Ring" ["E isso vai para todos vocês, vagabundos da imprensa"] e retribuiu com uma biografia não autorizada do cantor. Em 2016, o jornalista se desculpou e retirou o livro de circulação sob o argumento de tê-lo escrito com ódio no coração.

Ele garante que a biografia da banda nada tem a ver com isso. "Sou um contador de histórias, e a do Guns N' Roses não foi contada adequadamente antes, nem mesmo por mim. Agora foi."

*

GUNS N' ROSES - O ÚLTIMO DOS GIGANTES
QUANTO R$ 59,90 (400 págs.)
AUTOR Mick Wall
EDITORA Globo Livros


Endereço da página:

Links no texto: