Folha de S. Paulo


CRÍTICA

Em 'Os Transgressores' jornalista traça perfil de rebeldes com causa

OS TRANSGRESSORES (regular)
PRODUÇÃO: Brasil, 2016, 12 anos
DIREÇÃO: Luis Erlanger
Veja salas e horários de exibição.

*

Conhecido pela clareza e originalidade de suas definições, o filósofo e educador Mario Sergio Cortella conceitua a transgressão logo no início deste documentário como sendo "a capacidade de ultrapassar o óbvio, de estilhaçar aquilo que está à nossa frente como o único modo de ser".

"Transgressão é uma forma de inteligência quando a finalidade dela é benéfica", diz.

Incomodado com a apatia de boa parte dos brasileiros, o veterano jornalista Luis Erlanger estreia como documentarista com este perfil de quatro inconformistas: o educador Paulo Freire (1921-97); o estilista e ativista LGBTQ Carlos Tufvesson; o produtor de eventos e ativista ligado às favelas Celso Athayde; e a criadora do Instituto Viva Cazuza, Lucinha Araújo.

A figura que moveu Erlanger a fazer o filme foi Paulo Freire. Falar do educador pernambucano num momento em que sua obra é atacada por ignorantes enraivecidos é especialmente oportuno.

O documentário traz um dado muito interessante que coloca detratores em uma situação ridícula: o principal livro de Freire, "Pedagogia do Oprimido", está entre os cem mais requisitados nas bibliotecas universitárias dos EUA– é o único brasileiro na lista.

Seu perfil é traçado com material de arquivo, em que figuram trechos de entrevistas, além de depoimentos de Cortella; do economista Ladislau Dowbor, da filha dele, a também educadora Fátima Freire; do jornalista Gilberto Dimenstein, entre ouros.

Assista ao trailer de 'Os Transgressores'

Trailer Os Transgressores

O destaque dado a Paulo Freire acaba ofuscando um pouco os outros retratados.

Menos conhecidos, acabam sendo apresentados mais rapidamente, mas não são menos dignos de interesse e respeito.

Carlos Tufvesson criou uma grife se sucesso, com a qual participou dos mais importantes desfiles de moda do país. Um dia fechou o ateliê para se dedicar com coragem e inteireza à defesa dos direitos dos homossexuais.

Pedagogia Do Oprimido
Paulo Freire
l
Comprar

Celso Athayde –ex-favelado que flertou com o tráfico de drogas– é um dos criadores da Cufa (Central Única das Favelas), ONG reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nos âmbitos político, social e cultural.

Lucinha Araújo, mãe de Cazuza, transformou a dor pela perda do filho em dedicação às crianças carentes portadoras do vírus da Aids.

Um documentário de pouco mais e uma hora é muito curto para dar a real dimensão desses quatro personagens visionários.


Endereço da página:

Links no texto: