Folha de S. Paulo


'A Múmia' ressuscita elenco de terror da Universal para competir com heróis

Veja trailer.

Quem precisa de mocinhos quando se tem os maiores vilões da história do cinema?

Esse deve ser o novo mantra dos executivos do estúdio Universal, que acaba de lançar o selo Dark Universe, com produções inspiradas em seus clássicos monstros.

Na feroz batalha das bilheterias, os cults do terror são a aposta para enfrentar jedis (Disney) e heróis de quadrinhos (a DC é do grupo Warner, e a Marvel está tão bem que fundou seu próprio estúdio).

"Temos muito orgulho da criatividade e paixão que inspiraram a recriação dos monstros da Universal e prometo ao público que expandiremos essa série estrategicamente", diz Donna Langley, presidente da Universal.

Nas décadas de 1930 e 1940, o estúdio era a "casa dos monstros", com sucessos como "Drácula" (1931), com Béla Lugosi, "Frankenstein" (1931) e "A Múmia" (1932), ambos com com Boris Karloff como as respectivas criaturas.

Para inaugurar o Dark Universe, o escolhido foi "A Múmia". A ideia do selo surgiu na época de "Drácula: a História Nunca Contada" (2014). Mas o desempenho mediano de bilheteria e de crítica deixou o vampiro nas trevas.

Sem nenhuma relação com o clássico estrelado por Karloff (ou com a aventura em estilo Indiana Jones de 1999),"A Múmia" traz outro personagem da literatura fantástica: doutor Henry Jekyll (protagonista de "O Médico e o Monstro", de Robert L. Stevenson).

Na pele de Russell Crowe, Jekyll (e sua feroz segunda personalidade, Mr. Hyde) chefia uma organização responsável por rastrear criaturas ameaçadoras, a Prodigium.

Como uma espécie de Nick Fury (o personagem de Samuel L. Jackson nos longas protagonizados pelos Vingadores da Marvel), Dr. Jekyll deve ser a ligação entre os diferentes monstros. Não se assuste se o vir em uma história de Drácula ou Frankenstein. Aliás, o próximo projeto do selo será "A Noiva de Frankenstein". O filme já tem data (14 de fevereiro de 2019) e diretor, Bill Condon, de "Deuses e Monstros" e "A Bela e a Fera".

"Estou muito animado para trazer uma nova versão do filme, principalmente porque a criação original de James Whale ainda tem muita força", afirma Condon.

No elenco, o único confirmado é Javier Bardem, mas até o seu papel gera confusão. Uns dizem que ele será o cientista, outros, que interpretará a criatura. Os mais animados acreditam em um papel duplo. Para a "noiva", o boato aponta para Angelina Jolie ("Malévola").

Depois, a fila tem "O Homem Invisível", com Johnny Depp, "O Fantasma da Ópera" e "O Monstro da Lagoa Negra".

Dois dos maiores ícones do cinema de terror, Lobisomem e Drácula devem esperar um pouco mais. Culpa das versões recentes para os vilões, ambas monstruosas.

"A MÚMIA"
Veja salas e horários de exibição.


Endereço da página:

Links no texto: