Folha de S. Paulo


Dupla de chefs-artistas Bompas & Parr leva sua cozinha bizarra ao MAM

Barcos navegam num mar de gelatina verde. Uma nuvem de gim e tônica paira sobre uma sala, deixando seus visitantes bêbados pelos olhos. Amantes tomam uísque direto de cavidades do corpo um do outro, e há ainda quem prefira tirar a roupa e se sentar numa bela torta.

Não é normal a cozinha da dupla Bompas & Parr, os chefs-artistas por trás dessas estranhas obras e rituais. Juntos há dez anos, esses britânicos vêm borrando as fronteiras entre gastronomia e performance, provocando, ou assustando, uma legião de aventureiros dispostos a virar cobaia de seus experimentos.

Numa mostra agora no Museu de Arte Moderna, a primeira retrospectiva dedicada a eles, Sam Bompas e Harry Parr montaram uma cidade cenográfica. Casinhas dispostas em torno de um chafariz, ou fonte dos desejos, abrigam cardápios históricos, vídeos de ações antigas, imagens de suas gelatinas no formato de prédios famosos, uma nuvem sabor morango -no lugar da "arquitetura alcoólica" feita em Londres- e até hambúrgueres que flutuam no ar.

Divulgação
Harry Parr e Sam Bompas, da dupla britânica Bompas & Parr, que agora tem exposição no MAM
Harry Parr e Sam Bompas, da dupla britânica Bompas & Parr, que agora tem exposição no MAM

Uma ala ainda mais lúdica tem uma enorme instalação inflável, lembrando os pula-pulas de festas infantis, que reproduz em escala gigante o sistema digestivo, convidando espectadores a se jogar ali.

"Sempre quisemos que as pessoas repensassem a sua relação com o próprio corpo, que descobrissem os mistérios que acontecem nele", diz Bompas. "E, enquanto a arte é quase sempre só visual, a comida mexe com todos os sentidos, é algo muito universal."

Não custa lembrar, aliás, que Bompas & Parr despontaram no circuito no ano em que surgiu o primeiro iPhone, ou seja, sua fama cresceu à medida em que compartilhar imagens de comida nas redes sociais virou uma febre.

Divulgação
Performance 'Cake Holes', da dupla britânica Bompas & Parr
Performance 'Cake Holes', da dupla britânica Bompas & Parr

EXPLOSÕES
"Tentamos sempre pensar em maneiras de dar ao público experiências extraordinárias com a comida. Somos designers de experiências", diz Bompas. "A ideia é criar momentos, espetáculos, explosões em torno da comida."

Algumas dessas explosões, no caso, são de verdade, como as imagens de geladeiras rebeldes que pegaram fogo ou entraram em curto-circuito editadas num livro da dupla. "É um livro de terror", observa Felipe Chaimovich, que organiza a mostra. "É como se você tivesse um inimigo dentro de casa. Tem essa coisa dark inglesa."

BOMPAS & PARR
QUANDO abre nesta seg. (5), às 20h; de ter. a dom., das 10h às 17h30; até 3/9
ONDE Museu de Arte Moderna, pq. Ibirapuera, portão 3, tel. (11) 5085-1300
QUANTO R$ 6, grátis aos sábados


Endereço da página: