Folha de S. Paulo


Livro inédito do autor de 'O Senhor dos Anéis' é publicado após 100 anos

Um novo livro do autor da trilogia "O Senhor dos Anéis", J.R.R. Tolkien, está à venda –cem anos depois de ter sido escrito.

"Beren e Lúthien", ainda sem tradução para o português, tem sido descrito como uma "história muito pessoal" na qual o professor de Oxford pensou depois de retornar da Batalha do Somme, uma das mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial.

O livro foi editado por seu filho Christopher Tolkien e contém versões de um conto que se tornou parte de "O Silmarillion", coletânea de textos mitológicos publicada em 1977.

A obra apresenta ilustrações de Alan Lee, que ganhou um Oscar por seu trabalho nos filmes da trilogia.

"Beren e Lúthien" foi publicado nesta quinta-feira (1º). A história fala do destino dos amantes Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfa imortal que juntos tentam roubar do maior de todos os seres malignos: Melkor.

John Garth, especialista em Tolkien e autor de "Tolkien and the Great War" (sem tradução para o português), disse que o autor de "O Hobbit" usou sua escrita como um "exorcismo" dos horrores que testemunhou na Primeira Guerra Mundial.

"Quando ele voltou, com febre de trincheira (doença causada por bactéria e transmitida por piolhos), passou o inverno (de 1916-1917) convalescente", disse o escritor.

"Ele perdeu dois de seus amigos mais queridos em Somme e você pode imaginar que ele devia estar tão destruído por dentro quanto estava fisicamente."

Garth afirmou que a cena principal de "Beren e Lúthien" foi inspirada por um momento íntimo de Tolkien e sua mulher, Edith: a dança dela em uma clareira cheia de flores brancas durante uma caminhada pelos bosques de East Yorkshire, distrito da Inglaterra.

"Tolkien sentiu o tipo de alegria que antes devia ter pensado que nunca sentiria de novo."

Os nomes Beren e Lúthien estão esculpidos na lápide que Tolkien e sua esposa compartilham no cemitério de Wolvercote, em Oxford.

Para o novo livro, Christopher Tolkien, agora com 92 anos, manteve a história de seu pai na forma original em que foi escrita e também mostrou como a narrativa mudou para se tornar parte de "O Silmarillion".

Publicado em 1954, "O Senhor dos Anéis" foi a sequência de "O Hobbit" e é uma das novelas mais bem sucedidas já escritas, tendo vendido mais de 150 milhões de cópias.

A adaptação cinematográfica, lançada de 2001 a 2003, é uma das principais séries de filmes de todos os tempos –a última delas ganhou 11 Oscar.


Endereço da página:

Links no texto: