Folha de S. Paulo


Festival em Liverpool reinterpreta as 13 faixas de 'Sgt. Pepper' em 13 eventos

@itsliverpool/Divulgação
Cena do espetáculo musical 'Pepperland', do grupo Mark Morris, que estreou no dia 25 em Liverpool
Cena do espetáculo musical 'Pepperland', do grupo Mark Morris, que estreou no dia 25 em Liverpool

Nada, nem os ecos do atentado de Manchester, promete intimidar a celebração, em Liverpool, dos 50 anos da obra-prima dos Beatles.

A data marca o clímax do festival Sgt. Pepper at 50 (Sgt. Pepper aos 50), que, desde o último dia 25 e até 16 de junho, leva à terra natal do quarteto 13 eventos relacionados às 13 faixas do mais influente disco de "art rock" conceitual da história.

Na noite desta quinta (1º) haverá uma performance pirotécnica –e psicodélica–inspirada em "Lucy in the Sky with Diamonds" –título cujas iniciais remetem ao LSD, acrônimo do ácido lisérgico.

"Suspended Time", a performance, realizada ao ar livre na área verde de Camp Hill and Wolton Woods, ficará a cargo do artista francês Christophe Berthonneau e seu Groupe F, que iluminou o céu na Olimpíada de Londres (2012).

O encontro em Liverpool se encerrará com a première do filme "A Day in the Life".

A produção de Frank Cottrell-Boyce, também ele um artista com passagem olímpica –roteirizou, com Danny Boyle, a abertura dos jogos londrinos– segue a rota do ônibus 86, que Paul McCartney usava para ir à escola.

Um festival dentro do festival, batizado Within You, Without You em referência à faixa homônima do disco, terá raga –gênero musical indiano no qual se insere a faixa composta por George Harrison– e comida do país.

Apresentações de balé, teatro, peças de artes visuais e intervenções urbanas se orquestram em torno das faixas do álbum, que fornece amplas camadas de referências e citações a reinterpretar.

Artistas veteranos e novatos dos mais diversos gêneros se misturam –"reflexo do verdadeiro espírito da obra que inspira o festival", segundo Sean Doran e Liam Browne, curadores do festejo.

Judy Chicago, artista feminista dos anos 70, assina o mural inspirado na música "Fixing a Hole", e a australiana Melissa Madden Gray, a Meow Meow, comanda performance inspirada na faixa "Lovely Rita", em diferentes locais da cidade, entre 10 e 11 de junho.

Veja vídeo sobre o festival (em inglês):

Veja vídeo sobre o festival (em inglês)

O DJ Spooky, com os Holladay Brothers, questiona se o mundo está mesmo ficando melhor, numa releitura de "Getting Better" em que se mesclam arte e tecnologia.

Há ainda intervenções visuais e poéticas que o artista Jeremy Deller, vencedor em 2004 do prestigioso Turner Prize, espalha por toda Liverpool, do cais ao Merseyside, passando pelo Cavern Club, primeiro lugar de apresentação dos Beatles, pela estação ferroviária e a catedral, tendo como tema Brian Epstein.

Nas peças, Deller vê o empresário dos Beatles –morto aos 32 anos, em 27 de agosto de 1967, de overdose, pouco após o lançamento do álbum–, como uma espécie de "mártir" da cultura pop.

"Sgt. Pepper rompeu muitas fronteiras criativas", diz o prefeito de Liverpool, Joe Anderson. "Queremos um festival à altura, trazendo interpretações complemente novas desse clássico."

Ouça o álbum 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band'

Ouça no deezer


Endereço da página: