Folha de S. Paulo


Prêmio Governador do Estado celebra obra de Renina Katz; veja vencedores

A gravurista carioca Renina Katz, 91, foi eleita destaque cultural do ano pelo júri do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2017, sendo recompensada com R$ 100 mil.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite desta segunda-feira (29), no Theatro São Pedro, e contemplou outros artistas em nove categorias.

Uma das principais gravuristas do país, Katz radicou-se em São Paulo durante os anos 1950, quando passou a lecionar no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) –a artista continuaria sua atuação acadêmica por décadas seguintes.

No início de sua carreira, Katz destacou-se por obras ligadas ao realismo social, como gravuras que retratavam as condições dos trabalhadores, antes de se dedicar a imagens não figurativas.

"É um reconhecimento meio tardio, mas muito importante, para uma artista que dedicou a vida à gravura, que não é uma atividade muito festejada, mas também passou pela pintura e prestou uma obra muito importante durante a sua já longa existência", diz o Secretário da Cultura do Estado José Luiz Penna.

O destaque cultural passou a ser escolhido em 2011, depois que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo retomou a realização do prêmio criado nos anos 1950.

Entre os artistas que já tiveram suas trajetórias celebradas nesta categoria, estão o crítico literário Antonio Candido, em 2012, e a artista plástica Tomie Ohtake, em 2013.

Além da escolha direta por Katz, outros artistas e instituições foram homenageados tanto pela seleção do júri quanto pelo voto popular.

Entre eles estão a revista "Artéria", que venceu na categoria de artes visuais, e o distribuidor Adhemar Oliveira, diretor do Espaço Itaú de Cinema, que venceu na de cinema. Os dois foram eleitos em ambas as modalidades.

Enquanto Felipe Hirsch foi selecionado pelo júri, Os Satyros conquistaram o público na categoria teatro. Veja quem foi indicado e, abaixo, os vencedores.

*

VENCEDORES

Escolha do júri

Arte para Crianças: Dib Carneiro Neto

Artes Visuais: revista "Artéria"

Cinema: Adhemar Oliveira

Circo: Ermínia Silva

Dança: Projeto Mov_oLA (Alex Soares)

Música: Tião Carvalho

Teatro: Felipe Hirsch

Territórios Culturais: Instituto Periferia Ativa

Voto popular

Arte para Crianças: Paidéia Associação Cultural

Artes Visuais: revista "Artéria"

Cinema: Adhemar Oliveira

Circo: Circo de Teatro Tubinho

Dança: Corpo de Baile de Caraguatatuba

Música: Conservatório de Tatuí

Teatro: Os Satyros

Territórios Culturais: Associação Casarão da Mariquinha

Instituição Cultural (categoria eleita apenas por voto popular): Instituto Alana


Endereço da página:

Links no texto: