Folha de S. Paulo


crítica

Peculiar, novo Roger Waters soa tão doce quanto sombrio

Sean Evans/Divulgação
O músico inglês Roger Waters, que lança o álbum 'Is This the Life We Really Want?
O músico inglês Roger Waters, que lança o álbum 'Is This the Life We Really Want?

IS THIS THE LIFE WE REALLY WANT? (BOM)
ARTISTA Roger Waters
LANÇAMENTO Sony Music, em 2/6
QUANTO R$ 39,90 (CD)

*

Roger Waters tem 73 anos e está revoltado. Revoltado contra Trump, a globalização e a situação dos refugados e dos palestinos.

E, quando algo perturba Waters, sua primeira reação é canalizar a revolta para a música. Foi assim que o Pink Floyd criou discos clássicos como "The Dark Side of the Moon" (1973), sobre o estado mental de Syd Barrett, e "The Wall" (1979), claramente moldado na vida de Waters.

"Is This the Life We Really Want?" é o quinto disco de estúdio de Waters e sua primeira coleção de canções inéditas em 25 anos (sem contar a ópera "Ça Ira", de 2005). E o tema que une as canções não é uma questão em especial, mas a pergunta que dá nome ao trabalho: "É este o mundo que queremos?". É um excelente título, que abarca uma infinidade de questões e possibilidades.

As letras são, como sempre, cinematográficas e de alto impacto visual. Você ouve a música e imediatamente se imagina na situação. "Eu sonhei que estava dizendo adeus para minha filha / ela olhava pela última vez para o oceano", ele canta em "The Last Refugee" (o último refugiado).

O clima do disco segue o tom proselitista do Pink Floyd, misturando paranoia, previsões sombrias e a descrição de um mundo em colapso moral e social. Parece datado, e é mesmo. Mas quem pode duvidar da sinceridade de Waters?

Há mais de 40 anos, o músico criou um estilo peculiar de canção de protesto, em que a doçura melódica das canções se contrapõe à violência dos textos.

Nenhuma banda da música pop conseguiu ser tão sombria e ao mesmo tempo soar tão doce quanto o Pink Floyd. No novo disco, Waters continua explorando essa dicotomia por meio de texturas eletrônicas, violões plangentes e colagens de sons feitas pelo produtor Nigel Godrich.


Endereço da página:

Links no texto: