Folha de S. Paulo


Chantal Akerman, Miguel Rio Branco e Nam June Paik terão exposições no Rio

Divulgação
Obra do sul-coreano Nam June Paik do acervo do Centre Pompidou
Obra do sul-coreano Nam June Paik do acervo do Centre Pompidou

Serão anunciados nesta quinta-feira (25) os projetos selecionados pelo Programa Oi de patrocínios culturais para os anos de 2017 e 2018. As atividades serão realizadas no centro cultural Oi Futuro, no Rio, e em outras regiões do país.

No centro cultural carioca, a programação será aberta no dia 26 de junho com uma retrospectiva de do sul-coreano Nam June Paik, pioneiro da videoarte, com curadoria do italiano Marco Pierini.

O local ainda recebe a primeira individual brasileira do artista belga Chantal Akerman, expoente do cinema experimental, e a exposição "Wishful Thinking", do fotógrafo Miguel Rio Branco. No aterro do Flamengo, a ocupação "OIR - Outras Ideias" reúne intervenções do japonês Makoto Azuma e do americano Daniel Arsham, com curadoria de Marcello Dantas.

A atriz e diretora Mariana Lima transforma pensamentos de Proust, Beckett, Clarice Lispector e Leonilson na performance-conferência "Cérebro|Coração". E a mostra "Bug" reúne experiências em realidade virtual e aplicativos.

PATROCÍNIOS

Os 55 projetos patrocinados acontecem em 11 Estados Brasileiros. Eles foram selecionados por meio de edital e, neste ano, foram eliminadas categorias artísticas (como música, cinema, teatro). Sendo assim, todos os projetos competiram entre si. Segundo a Oi, a ideia é abrir espaço para trabalhos em que as linguagens artísticas se misturem.

Entre os selecionados estão a plataforma digital Cidade dos Festivais, que pretende reunir os sete maiores festivais do Rio de Janeiro (Festival do Rio, Panorama, Festlip, Fil, Tempo Festival, Multiplicidade, Festival Curta Cinema); o Dispersão, projeto interativo em que o público, via celulares, vira criador; a Urbe - Mostra de Arte Pública, com intervenções artísticas temporárias ou permanentes na cidade de São Paulo; o Massa - Festival Movimento e Arte Salvador, que quer ocupar o Parque Solar Boa Vista por um mês com atividades artísticas gratuitas; e o Favela Sounds 2017 - Festival Internacional de Cultura de Periferia, no Museu Nacional de Brasília, entre outros.

A lista completa será divulgada no site do Oi Futuro.


Endereço da página: