Uma pequisa sobre o mercado de streaming no país divulgada na terça (23) aponta as 40 músicas mais ouvidas no Brasil nas plataformas Deezer, Napster, Apple, Spotify e GooglePlay. O levantamento divulgado pela Pró-Música Brasil foi realizado pela Federação Internacional da Industria Fonografica (IFPI).
O astro teen Justin Bieber lidera com "Sorry", do álbum Purpose. A partir da quarta posição, no entanto, começa a aparecer a tendência sertaneja com "10%", da dupla Maiara & Maraisa, seguida de "Sosseguei", de Jorge & Mateus. O estilo é responsável por 42,5% da lista.
De acordo com o presidente da Pró-Música Brasil, Paulo Rosa, "a gente percebe uma incidência muito grande de artistas populares, tanto nacionais quanto estrangeiros". Dados divulgados pela Som Livre mostram que em 2016, investindo em playlists como "Top Sertanejo",a gravadora e atingiu mais de um milhão de seguidores.
O presidente da associação afirma que a lista pode parecer surpresa, principalmente, para moradores do eixo Rio-São Paulo.
"A gente que está acostumado a acompanhar as notícias sobre cultura e principais lançamentos dos artistas mais cultuados da música brasileira, às vezes se assusta com essa fotografia do que as pessoas ouvem."
*
top 10
As músicas mais ouvidas em 2016 em plataformas de streaming
1. "Sorry", de Justin Bieber
2. "Work", de Rihanna
3. "One Dance", de Drake (feat. Wizkid & Kyla)
4. "10%" (ao vivo), de Maiara & Maraisa
5. "Sosseguei", de Jorge & Mateus
6. "Love Yourself", de Justin Bieber
7. "Medo Bobo". de Maiara & Maraisa
8. "Work from Home", de Fifty Harmony
9. "This Is What You Came For", de Calvin Harris
10. "A Rosa e o Beija-flor", de Matheus & Kauan