Folha de S. Paulo


Após 26 anos, fenômeno pop 'Twin Peaks' ganha continuação

Suzanne Tenner/Showtime/AP
O agente Dale Cooper (Kyle MacLachlan) na versão 2017
O agente Dale Cooper (Kyle MacLachlan) na versão 2017

Nos últimos anos, a televisão exibiu o mistério sobrenatural "Lost", os traquejos narrativos de "Mr. Robot" e o novelão detetivesco de "Riverdale". Nenhuma dessas séries teria sido possível sem um inusitado suspense chamado "Twin Peaks", que estreou no canal aberto americano ABC em 8 de abril de 1990.

Criada pelo cineasta David Lynch, indicado ao Oscar por "Veludo Azul" (1986), e pelo roteirista Mark Frost, a série atraiu uma audiência de 35 milhões de espectadores e se tornou um fenômeno pop numa época em que o termo viral não estava nem perto de se tornar parte do vocabulário.

"Quando criamos 'Lost', J.J. Abrams falou: 'Precisamos querer ser 'Twin Peaks' e ter a sorte de possuir o impacto cultural e artístico que a série teve'", disse o roteirista Damon Lindelof. "O fato de ter sumido tão cedo transformou o programa num rockstar de morte prematura."

Agora, 26 anos depois do fim, em 1991, "Twin Peaks" tenta conquistar um novo público, acostumado a uma TV cheia de narrativas ousadas.

Após a exibição dos dois primeiros episódios no Festival de Cannes, a série retorna para uma terceira temporada de 18 episódios neste domingo (21), pelo canal americano Showtime, e partir de segunda (22) na Netflix, com um novo episódio toda semana.

A volta vinha sendo mantida a sete chaves por Lynch e Frost, que proibiram os atores –remanescentes e novos– de comentarem sobre a nova trama. "Eu amo esse mundo de 'Twin Peaks'", afirmou o diretor durante uma aparição surpresa em evento para a crítica em Pasadena, na Califórnia. "Sempre pensei sobre o que poderia ter acontecido."

A retomada começou a ser esboçada em 2012, quando Mark Frost procurou o cineasta para arquitetar uma possível ressurreição da série, que girava em torno do misterioso assassinato de Laura Palmer (Sheryl Lee), a linda rainha de uma cidadezinha que parecia normal fora das quatro paredes.

O mistério virou atração em vários países –no Brasil, a série foi exibida após o "Fantástico", com vários cortes feitos pela Globo.

Twin Peaks

TROPEÇOS

Com a chegada da Guerra do Golfo, o primeiro conflito com participação em massa da televisão, e a dedicação de Lynch para o longa "Coração Selvagem" (1990), a segunda temporada de "Twin Peaks" foi uma sucessão de erros –entre eles, a revelação do assassino no sétimo episódio, o que culminou no cancelamento da série.

"Quem matou Laura Palmer era uma pergunta que nunca queríamos responder de verdade. Era a nossa galinha dos ovos de ouro. E, em certo momento, nos pediram para resolver isso e nunca nos recuperamos", afirmou Lynch, que ainda insisitiu numa volta com o criticado longa "Os Últimos Dias de Laura Palmer" (1992), que pouco acrescentou à mitologia.

Todos os novos episódios são dirigidos por Lynch, algo incomum em séries. A trama deve continuar seguindo o agente do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan), visto pela última vez preso em outra dimensão. Além do elenco que retorna (veja abaixo), há novas faces como Michael Cera, Laura Dern e Naomi Watts.

Para Lynch, retomar "Twin Peaks" foi uma experiência "alegre". "As pessoas esperam certas coisas. E suas expectativas, ao menos assim espero, serão alimentadas."


Endereço da página:

Links no texto: