Folha de S. Paulo


Crítica

Em 'Humanz', Gorillaz evoca apocalipse sonoro sem monotonia

HUMANZ (muito bom)
QUANTO: R$ 35 (CD), em média
AUTOR: Gorillaz
GRAVADORA: Warner Music

*

Divulgação
This cover image released by Warner Bros. shows
Noodle em uma das imagens da capa de 'Humanz', novo álbum do Gorillaz

"E se Donald Trump ganhasse as eleições nos EUA?". Esta foi a pergunta que Damon Albarn se fez em 2016, antes de começar a gravar "Humanz", quinto disco de estúdio do Gorillaz, banda de personagens fictícios criada pelo ex-Blur em 1998.

No ano passado, a possibilidade de Trump ser presidente parecia remota, mas Albarn quis levar a questão para os convidados do disco.

"Que tipo de bola de cristal esse cara tem?", comentou o rapper americano Pusha T (que gravou sua colaboração no início de 2016), no final de abril, quando o disco foi lançado.

O resultado é uma grande playlist sonora. Apesar de amarrado por uma ideia principal, as canções do disco nunca soam monótonas ou repetitivas porque Albarn consegue colocar seus convidados –16, ao todo– em situações inusitadas.

Gorillaz - Humanz (CD)
Gorillaz
l
Comprar

Em "Charger", a disco-diva Grace Jones teve quatro horas de vocais editados em cima de riffs roqueiros. Na irônica "Momentz", o trio de hip-hop De La Soul improvisa versos em cima de uma batida eletrônica genérica.

Porém o maior sinal do fim dos tempos é a participação de Noel Gallagher em "We Got the Power".

Arquirrival de Albarn no apogeu do britpop e crítico ferrenho do Gorillaz ("eles fazem músicas para crianças de 12 anos", declarou), Noel selou a paz ao se apresentar ao vivo com a banda no programa "The Graham Norton Show", no começo do mês.

No final dos 70 minutos apocalípticos do álbum, a impressão é de que "Humanz" não tem uma nova "Clint Eastwood" ou um hit ultracomercial para embalar as vendas do novo iPhone.

A polifonia musical de Albarn, no entanto, ilumina uma outra tendência: a era Trump está tirando os artistas de sua zona de conforto.

Ouça no spotify


Endereço da página:

Links no texto: