Folha de S. Paulo


Com exposição sobre o bambu, Japan House é aberta neste sábado

Gabo Morales/Folhapress
'Bambu - Histórias de um Japão' é a exposição inaugural do centro cultural Japan House
'Bambu - Histórias de um Japão' é a exposição inaugural do centro cultural Japan House

"A filosofia japonesa é muito não verbal. Certas coisas no Japão não são para serem ditas, mas para serem vividas", explica Marcello Dantas, curador e diretor de programação da Japan House, centro cultural aberto a partir deste sábado (6).

A exposição inaugural do espaço em São Paulo, "Bambu - Histórias de um Japão", faz uma reflexão sobre a planta, um importante símbolo da cultura nipônica.

Dantas diz que "o bambu é um elemento onipresente na cultura japonesa, que está na cerimônia do chá, na mitologia e na literatura". "Ninguém tinha realizado o conhecimento desta onipresença. Também está na cultura brasileira, que tem a maior floresta nativa de bambu no mundo."

Com 5.000 ripas de bambu, um dos trabalhos que chamam mais atenção na exposição é o do artista Chikuunsai IV Tanabe.

Para Dantas, "essa obra toca todo mundo pela absurda beleza". "É feita de trançado de bambus por todos os lados. As obras do Tanabe são absolutamente efêmeras, essas ripas de bambus já foram usadas durante sete anos e encarnaram várias obras. Ele reutiliza o material."

O espaço receberá oito exposições em 2017. Dantas adiantou que uma delas será sobre o papel, mas afirma que o origami, arte japonesa de criar objetos a partir de dobraduras, não fará parte da mostra.

"Uma das coisas mais importante da Japan House é ter como missão não trabalhar com o clichê do Japão. Ou seja, aquilo que as pessoas já reconhecem no Japão não nos interessa. A gente não vai chover no molhado."

Localizado na avenida Paulista e projetado pelo japonês Kengo Kuma, o espaço também será palco de workshops, palestras e debates.

"Só nos interessam artistas vivos, só nos interessam as coisas que estão acontecendo hoje e estão em transformação. Brinco que a Japan House é o novo Kasato Maru [navio que transportou os primeiros imigrantes japoneses ao país], que traz o novo para o Brasil", diz Dantas.

*

JAPAN HOUSE
ONDE av Paulista, 52, Bela Vista, tel. (11) 3090-890
QUANDO ter. a sáb.: 10h às 22h; dom.: 10h às 18h
QUANTO grátis


Endereço da página: