Folha de S. Paulo


Hamilton de Holanda revê canções autorais de Milton Nascimento

Felipe Diniz/Divulgação
Bandolinista Hamilton de Holanda
Bandolinista Hamilton de Holanda

Em 2016, o bandolinista Hamilton de Holanda lançou "Samba de Chico", disco voltado ao repertório de Chico Buarque. Chega agora às lojas, à venda em CD e DVD no mesmo pacote, "Casa de Bituca", seu olhar para o lado autoral de Milton Nascimento.

Para o músico, muitas pessoas não reparam tanto no Milton compositor, e a "culpa" seria do próprio Milton.

"Sua voz é uma exuberância que toma conta e passa por cima de tudo. Boa parte do público fica tão impressionada que sempre lembra dele como cantor, sem ter noção do tamanho dele como compositor", disse Hamilton à Folha.

A vontade de gravar o repertório vem de muito tempo. "Estava na França, em 2002, morando sozinho. Ouvi o álbum 'Angelus' umas mil vezes. Escutava todo dia."

Ele destaca também a ligação com Daniel Santiago, com quem divide a direção musical de "Casa de Bituca".

"Daniel é filho de mineiros. Me apresentava muita coisa do Milton na época em que morávamos em Brasília, tínhamos um grupo, Brasília Brasil."

Entre as faixas do álbum, Milton canta em duas: "Bicho Homem", que abre o disco, e "Guerra e Paz", escrita pelo próprio Hamilton há seis anos, a convite do próprio Milton.

A gravação ficou a cargo do Hamilton de Holanda Quinteto, um time de bambas com André Vasconcellos no baixo, Marcio Bahia na bateria, Gabriel Grossi na harmônica e Daniel Santiago no violão.

A ideia era gravar vídeos para internet, a fim de marcar os dez anos do quinteto. "Quando fomos para o estúdio, em dois dias gravamos tudo. Tinha de ser um disco e um DVD."

Para ele, a linguagem do quinteto se aproxima do mundo de Milton. "É difícil, com nuances harmônicas. Muita gente não sabe, mas o jeito do Milton tocar violão é muito peculiar, com harmonias raras, que só tem na música dele."

Na hora da gravação, a convidada Alcione, já de fones nos ouvidos, foi perguntada se precisava de uma cópia da letra. "Que nada! Cantor que não sabe a letra de 'Travessia' não é cantor!", rebateu.

Clássicos como "Clube da Esquina Nº 2", "Ponta de Areia", Canção da América" e "Bola de Meia, Bola de Gude" ganham versões instrumentais.

Há ainda "Mar de Indiferença", uma canção de Hamilton com letra de Portinari feita sob a emoção de ver a foto do corpo do garoto Aylan Kurdi em uma praia. É a primeira vez que Hamilton se arrisca como cantor de uma música inteira.

*

CASA DE BITUCA
BANDA Hamilton de Holanda Quinteto
GRAVADORA Biscoito Fino
QUANTO R$ 40 (CD + DVD)


Endereço da página: