Folha de S. Paulo


Festival É Tudo Verdade premia 'Cidades Fantasmas', de Tyrell Spencer

Divulgação
Fordlândia, cidade abandonada no Pará, em cena do documentário
Fordlândia, cidade abandonada no Pará, em cena do documentário "Cidades Fantasmas"

"Cidades Fantasmas", de Tyrell Spencer, venceu a competição brasileira de longas e médias-metragens da 22ª edição do festival É Tudo Verdade. Na cerimônia realizada na noite deste sábado (29), "Comunhão", de Anna Zamecka ficou com o principal prêmio na competição internacional.

O documentário de Spencer retrata quatro cidades que ficaram abandonadas com o passar do tempo, como Fordlândia, reduto criado por Henry Ford no Pará, durante o auge do ciclo da borracha e que hoje é ocupado por posseiros.

O longa também mostra Humberstone (Chile), que teve importância na produção de salitre, Armero (Colômbia), devastada pela erupção do vulcão Nevado del Ruiz, em 1985, e Villa Epecuén (Argentina), antigo balneário destruído pela inundação do seu lago.

Além de mostrar como estão essas cidades, Spencer reflete que o declínio delas se deu tanto por eventos imprevistos, como a erupção do vulcão, quanto pela negligência das autoridades.

No polonês "Comunhão", Zamecka retrata a realidade de Ola, 14, responsável por uma família disfuncional, e que precisa cuidar do pai, que só pensa em TV e cerveja, e do irmão autista Nikodem, 13. A mãe deles vive com outro homem e um bebê. É a partir da primeira comunhão de Nikodem que Ola pretende reunir sua família mais uma vez.

Entre os curtas, venceram o brasileiro "Boca de Fogo", de Luciano Pérez Fernández, e o holandês "O Cuidador", de Joost Van Der Wiel. Ambos estão automaticamente qualificados para exame pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood visando uma vaga na disputa do Oscar de melhor curta documental.

Na competição latino-americana, que estreou no festival neste ano, o ganhador foi o chileno "Los Ninos", de Maite Alberdi", sobre um grupo de amigos com síndrome de Down, na faixa dos 50 anos.

Levaram menção honrosa por parte do júri "O Show da Guerra", Andreas Dalsgaard e Obaidah Zytoon, e "Atentamente", de Camila Rodríguez Triana, (documentário de longa ou média-metragem), "Polonesa", de Agnieszka Elbanowska, e "Festejo Muito Pessoal", de Carlos Adriano, (documentário de curta metragem).

O júri internacional foi formado pelo cineasta Alexandre O. Philippe, a cineasta francesa Anne Georget e a produtora chilena Jennifer Walton. O brasileiro contou com a produtora Daniela Capelato, o diretor de fotografia Jacques Cheuiche e o cineasta Joel Zito Araújo.

O festival É Tudo Verdade termina neste domingo (30) simultaneamente no Rio e em São Paulo. Depois, segue para Porto Alegre (3 a 7 de maio) e Brasília (4 a 7 de maio).


Endereço da página: