Folha de S. Paulo


Em 'docudrama', atrizes revivem experiência retratada em diário

Divulgação
As atrizes Martha Nowill (à esq.) e Maria Manoella em cena de 'Vermelho Russo', no qual revivem viagem que fizeram a Moscou para estudar atuação
As atrizes Martha Nowill (à esq.) e Maria Manoella em cena de 'Vermelho Russo'

"Não sei como não fomos expulsos do avião", anota a atriz Martha Nowill no diário. "Eu teria matado alguém se tivesse que [...] aturar uma equipe de cinema de baixo orçamento filmando sem autorização durante a viagem inteira."

É quase um metadiário. Ou do "diário do filme do diário", como ela mesma define.

O filme é "Vermelho Russo", que estreou nesta quinta (27) e tem por base escritos pessoais de quando Nowill foi à Rússia estudar atuação, em 2008. Já o diário que abre esta reportagem é o das filmagens do longa, em 2014.

O primeiro diário, o de 2008, foi publicado na revista "piauí", compilando as observações sarcásticas que Nowill colheu quando ela e a melhor amiga, a também atriz Maria Manoella, passaram 40 dias estudando o Método Stanislávski em Moscou.

"Cheguei achando que ia arrasar e fui esculhambada", lembra Martha. "Foi doloroso, mas hoje é engraçado."

O diretor Charly Braun leu as sacadas e viu ali um filme, um "docudrama" recontando a experiência, com as atrizes interpretando a si mesmas, na mesma gélida Rússia.

"A primeira sensação que tive foi a de que gostaria de ter feito essa viagem também", diz ele. Também lhe interessava o fato de que o projeto seria um híbrido entre a ficção e o documental, interseção pela qual já enveredara.

Mas a Rússia não é lá um cenário muito domável.

"Na primeira semana a gente começou a achar tudo ruim", conta Martha. "E começamos um trabalho insano de reescrever o roteiro enquanto filmávamos."

"Depois entendi que o filme era uma nova experiência: não importava se tudo era o mesmo de antes ou não."

Boa parte do que está na tela é fruto de improvisação. "Pode ser tudo verdade ou pode ser tudo mentira", diz Manoella, sem abrir o que de fato foi ensaiado. "A autoficção permite essa confusão."

Um retiro de artistas soviéticos serve de alojamento e proporciona outro leque de situações. A escola é outra, mas o duro método está lá.

O TAL DO MÉTODO

No começo do século 20, o teatrólogo moscovita Konstantin Stanislávski (1863-1938) elaborou um sistema de interpretação com base nas observações que fazia do próprio trabalho e de seus contemporâneos do Teatro de Arte de Moscou. Calcou a sistematização no realismo psicológico e no subtexto das ações.

No filme, Manoella se viu atuando em pleno método. "Essa era uma história que eu conhecia. Não precisava decorar o texto, sabia todas as circunstâncias", diz. "Isso deu naturalidade, frescor."

Ela diz, contudo, que "Vermelho Russo" é um filme que vai muito além, da história de "duas garotas que vão estudar no frio". "Isso é só pano de fundo. É uma história sobre amizade. Generosamente, abrimos ao espectador a nossa intimidade."

Martha brinca: "Sempre quis fazer protagonista no cinema. Acho louco que meu primeiro grande papel tenha sido eu mesma que me dei."


Endereço da página: