Folha de S. Paulo


Crítica

Olhar oblíquo oferece novo ângulo sobre exílio de Stefan Zweig

Divulgação
Os atores Aenne Schwarz e Josef Hader em cena do longa
Os atores Aenne Schwarz e Josef Hader em cena do longa 'Adeus, Europa'

No tempo anômalo em que vivemos, em que preferimos o "reality" às realidades, chama a atenção o modo como os filmes vêm retratando personalidades históricas, libertando a cinebiografia das fórmulas antiquadas e oferecendo novos ângulos sobre homens e mulheres ilustres.

Logo depois de "Neruda" e "Jackie", ambos de Pablo Larraín, "Stefan Zweig - Adeus, Europa" é também uma cinebiografia distorcida, um exemplo que os adeptos de fidelidades consideram insuficiente.

O longa, terceiro trabalho na direção da atriz alemã Maria Schrader, narra a tragédia pessoal do escritor austríaco que fugiu do nazismo e acabou se suicidando ao lado da mulher no exílio, em Petrópolis, em 1942.

Schrader se inspira na reputada biografia "Morte no Paraíso", do jornalista Alberto Dines, mas adota soluções narrativas distintas, que iluminam de outro modo a personalidade e as circunstâncias do exílio de Zweig.

Assista ao trailer de 'Stephan Zweig - Adeus, Europa':

Assista ao trailer.

O longa emula a estrutura de um romance, dividindo-se em prólogo, quatro capítulos e epílogo. Esse método simplificado de parecer literatura ganha ao proporcionar um relato descontínuo, falhado, distante, portanto, da ilusão biográfica totalizante.

Como a produção não pôs os pés no Brasil, pode-se criticar o filme por falhas de acabamento. Isso, no entanto, joga mais luz sobre a experiência do exílio como desconforto, inadequação.

A engenhosa solução adotada no epílogo, sobre o suicídio de Stefan e Lotte, reafirma que um olhar oblíquo pode dar a ver mais do que aquele que mostra tudo e que não à toa denominamos obsceno.

*

STEFAN ZWEIG - ADEUS, EUROPA (Vor der Morgenröte)

DIREÇÃO: Maria Schrader
ELENCO: Tómas Lemarquis, Barbara Sukowa, Josef Hader
PRODUÇÃO: Alemanha/França/ Áustria, 2016, 12 anos
QUANDO: estreia nesta quinta (27)
Veja salas e horários de exibição.


Endereço da página:

Links no texto: